Vinyasa Flow Yoga é uma prática que tem uma característica fluida e dinâmica, o que atrai pessoas que gostam de uma prática com mais movimento e algum desafio para o corpo e mente. E isso acaba criando a seguinte dúvida: Quem deve praticar Vinyasa Flow Yoga?
Por não ter sequências fixas, como é o caso do Ashtanga Vinyasa, a prática de Vinyasa Flow pode variar muito de acordo com as sequências que cada professor é livre para criar. Porém não há pré requisitos para praticar.
O Vinyasa é uma prática para todos, pois mesmo que a prática tenha sequências de ásanas muito desafiadoras, todos eles são ensinados em um passo a um passo (Kramas), de forma progressiva, indo da forma mais simples da postura até a mais desafiadora.
Eu sempre brinco com meus alunos e peço para que imaginem que o caminho para o ásana é como um passeio de trem, onde os kramas ou passos e variações dos ásanas são as diferentes estações. Você é quem decide em que estação vai ficar, e escolhe a que for mais apropriada para o seu corpo. Ele é quem decide e vai te dizer qualestágio da postura ou movimento, é mais adequado para você em dado momento.
Por isso, se a prática tiver Kramas, uma forma progressiva de entrar e sair dos ásanas, afirmo que a prática de Vinyasa Flow é para todos que gostam de movimento e fluidez, independente do seu nível de flexibilidade ou qualquer outra coisa.
Como vou saber se o Vinyasa é para mim?
Experimente várias práticas com professores diferentes, e ouça a sabedoria do seu corpo, porque o corpo não mente. Se essa prática te chama, comece onde você está, e experimente. Essa é a melhor forma de descobrir e ninguém poderá fazer isso por você.
No canal do Youtube disponibilizo gratuitamente materiais de Yoga, Vinyasa Flow Yoga e Yoga Dance. Dá uma olhadinha e comece a praticar da sua própria casa.
Boas práticas e descobertas… Ahh não se esqueça de aproveitar o passeio de trem, e cada uma das estações… BonVoyage… Namastê!