Aqui e agora, enquanto lês essas palavras e enquanto houver vida no teu corpo, ele pulsa para que haja o movimento da respiração, mas mesmo dentro desse movimento há uma pequena pausa, quase que imperceptível, já notastes?
Movimento e pausa, fluidez e estabilidade são opostos ou complementares?
Em 20/12/2021, após um período frenético de ritmo incessante de trabalho, ansiedade extrema, insônia, intestino preso, decidi dar uma pausa das redes sociais, do trabalho, de tudo. Escolhi dar o tempo que meu corpo, mente e Alma precisam.
Agora já se passaram 3 meses e UAU tanta coisa aconteceu, tantos insights, já não sou mais a mesma! Por isso resolvi escrever para matar a saudade de vocês que fazem parte da minha sangha e também para compartilhar como tem sido este período que está intensamente desafiador e enriquecedor, ao mesmo tempo.
É preciso presença para perceber que o essencial é invisível aos olhos, mas se observarmos a vida com presença veremos que a pausa faz parte do ritmo de todo o movimento da natureza, dentro e fora de nós, pois ciclos contém pausas, ritmo e movimento.
Eu achei que fosse incapaz de pausar porque imaginava que pausa era parada. Era não fazer nada e isso me aterrorizava porque tenho uma chama que arde a alma de sonhadora e principalmente materializadora. Tenho o coração nas alturas mas os pés bem fincados na terra. Eu gosto de movimento, de fluidez, de criar… E o que a pausa me trouxe até agora foi uma oportunidade de sentir e me apropriar do meu próprio solo interno. De reconhecer meus ritmos e ciclos, lembrar o que vim fazer aqui, o que sou para além dos feeds, stories, e ruídos das redes. Quem me tornei a partir da minha prática de Yoga, quem fui antes dela e quem sou além dela. Me desnudar de todos os papéis e rótulos.
Essa pausa até agora me trouxe muita fluidez para ReSignificar minha relação comigo mesma. Voltar a confiar que sou capaz de me tratar tão bem como trato meus alunos, de me priorizar tanto quanto eu priorizo o meu trabalho. De não procrastinar meu autocuidado com as velhas desculpas como “não tenho tempo”, “é só um período”. E de que o que preciso está dentro, é simples e essencial.
O movimento é mesmo a natureza de tudo o que está vivo, mas a pausa também o é. É preciso se movimentar para criar espaço para a pausa nas nossas vidas. É preciso que o movimento da respiração aconteça para que a pausa assente nossos conteúdos internos e amplie nossa percepção e conexão com o que realmente importa na vida.
Eu precisei parar para reconectar com meus ritmos internos que estão mais lentos e fluir com eles de uma forma totalmente nova, estranha e por vezes desconfortável. Mergulhos profundos na luz e também na escuridão que me habita, dar voz à sabedoria da alma que faz seus planejamentos selvagens.
Estou imersa em uma reestruturação geral da vida. Nessa jornada, partes de mim já mudaram e estou aqui lidando com essa que é nova e tem seus próprios movimentos. Um dos insights mais fortes que vem acontecendo em mim é sobre: confiar e abrir mão do controle.
Estou habitando a coragem para abandonar o controle que achava que eu tinha e me permitir viver novas experiências que me ajudem a expandir minha percepção. E essa mudança é integral então também inclui minha relação profissional que precisei desconstruir para enxergar e então construir algo novo conectado aos valores da Alma.
Eu e minha equipe estamos construindo um modelo de trabalho em forma de mandala, uma organização que não é piramidal e hierárquica como a maioria dos modelos clássicos, mas flui de forma interconectada, em uma nova maneira de co-criar, alquimizando os talentos de um trabalho com muita sinergia o que exige Autorresponsabilidade, Maturidade, Verdade, Irmandade para que a liberdade aconteça. Todos esses são meus valores mais preciosos que transbordo em tudo o que faço. Mas faltava estar presente no trabalho de forma mais integrada.
E tu, Quais os valores que norteiam tua vida? Eles estão presentes na forma como interages com o mundo? No teu trabalho?
Mas os insights não ficaram voltados só para a minha vida.
Me dei conta que essa pausa não é só minha. Ela faz parte de todos nós e de tudo o que nos rodeia. Ela vem da necessidade de despertarmos individual e coletivamente neste momento tão delicado em que estamos vivendo e nos reconectarmos com o que realmente importa.
Quando não damos espaço para essa pausa, nos atropelamos nos automatismos e nos perdemos nos dramas diários nos esquecemos do que nos move. Sim, do que nos move, porque a pausa não é parada, ela contém um movimento.
Espero que estejas onde estiveres agora, possas fazer uma pequena pausa para deixar que a tua respiração te mostre o caminho de volta para o essencial. Perceber o ar que entra e sai e a pequena pausa que o movimento guarda. Não importa se essa pausa for apenas de algumas respirações, algumas horas, dias ou até meses. O que importante é fazer espaço para que ela exista na tua vida e te mostre que pausar não é ficar para trás, ou perder algo ou ficar paralizado e sim se reconectar com a fluidez que é viver em sintonia com a natureza da vida.
Sigo minha pausa, agora em um movimento sola junto ao mar para mergulhar ainda mais profundamente no oceano sem fim de mim mesma. Me apropriar de um velho sonho que fui procrastinando: aprender a surfar.
Me despeço te agradecendo pelo tempo que partilhamos aqui e por todo o movimento que a pausa para ler despertou na tua alma. Que te traga insights potentes, questionamentos, sonhos, visões, desejos.
Te deixo com uma equipe incrível que está cuidando de todos os detalhes para que a nossa interação aconteça, um grupo conectado a esse propósito maior que nos move. Essa equipe estará se comunicando com vocês por mim e comigo, ancorando esse período potente de pausa, fluidez e ReGeneração. Porque sair do controle também tem sido um dos grandes movimentos dessa pausa. Compartilho aqui esta frase que que recebi em um dos grupos:
*“O conhecimento nunca foi on-line, ele sempre foi transmitido de um coração para outro.”*
Não importa a forma importa é que toque o coração.
Acredite: mesmo offline nunca me senti tão conectada conosco, coração com coração!
Amo-nos!
Mais adiante teremos novidades! Se você ainda não recebe nossos e-mails, você pode se cadastrar em nossa lista de comunicação e também se inscrever na lista de espera da atividade de seu interesse. Assim, vamos aos poucos abrindo terreno para novos encontros potentes e reveladores. |