[:pb]

Como são as Aulas?

Exploramos os 7 Chakras principais, começando com os primeiros chakras em que as músicas são mais calmas, possibilitando uma maneira gradual e consciente de entrar na prática. Trabalhamos dentre outras energias o aterramento, a fundação e a consciência da materialidade no Muladhara (primeiro) chakra. Então exploramos a fluidez, leveza e sensualidade no Svadhisthana (segundo) chakra. Também a confiança, o poder e a transformação no Manipura (terceiro) chakra. Vivenciamos o amor incondicional e o perdão no Anahata (quarto) chakra e a expressão, comunicação, verdade no Vishuddha (quinto) chakra. Nos aprofundamos na intuição e na visão no Ajna (sexto) chakra e, finalmente, na auto entrega no Sahasrara (sétimo) chakra. Em cada chakra trabalhamos com movimentos e ritmos específicos para aquele centro, bem como com as características de seus elementos, as energias que o bloqueiam e as energias que naturalmente precisam fluir através dele.

Além das ferramentas do yoga, também são exploradas outras práticas como tai chi, capoeira, dança africana, danças culturais, dança espontânea entre muitas outras.

Yoga Dance não é uma performance e nem uma coreografia que exija perfeição. A dança começa de dentro para fora e a prática oferece ferramentas para que cada um encontre o seu movimento único, a sua dança interna. Dessa forma o corpo se transforma em uma simples expressão da alma, sem certo nem errado, bonito ou feio. Nós nos tornamos a dança e a dança se transforma em uma forma dinâmica de Yoga, estamos imersos no momento presente e em união com o divino que dança através dos nossos movimentos. Assim, o Yoga Dance promove o despertar para a nossa energia mais vibrante e nosso potencial criativo sem negar nenhum tipo de emoção ou experiência e integrando a sombra na luz e a dualidade na unidade.

Yoga – união, unificar, o estado de consciência unificada
Dança – movimento contínuo, forma sem forma, estar volúvel

Yoga Dance é uma prática de autoconhecimento que combina ferramentas do Yoga, da dança e de outras filosofias/artes para despertar o verdadeiro potencial de cada um, atingindo o equilíbrio do ser em todos os aspectos:

Físico • Mental • Emocional • Espiritual

Yoga é uma filosofia milenar que nos leva ao estado de União ou Integração com nós mesmos e com tudo a nossa volta. Na visão do Yoga, não há separação entre corpo, mente e espirito. Através de algumas ferramentas como pranayama (respiração), ásanas (posturas físicas), meditação e outras podemos experienciar presença e consciência de momento a momento. A prática do Yoga nos leva a trazer o olhar de fora para dentro de nós mesmos, nos conectando com o momento presente e descobrindo um pouco mais sobre a natureza ilimitada do nosso próprio Ser.

Assim, o Yoga conduz ao autoconhecimento nos tornando cada vez mais hábeis em lidar com a vida e viver um dia de cada vez com consciência, tranquilidade e equilíbrio. A prática não nos transforma em algo que não somos, mas sim revela nossa verdadeira natureza que muitas vezes fica escondida pelas confusões e distorções da mente.

A Dança é uma arte ancestral e de expressão da humanidade desde os seus primórdios. Quando dançamos, não estamos apenas fazendo algo físico, mas sim movendo toda a história e as emoções guardadas em nossas células. Estamos deixando todo esse conteúdo vir à superfície através dos movimentos do corpo.

O universo é movimento; é a dança que está em tudo, nos átomos que compõem o mundo material, no dia e na noite, nas estações do ano, nas células do nosso corpo e em suas transformações etc. Nós nascemos em movimento, nossas células se multiplicaram em sistemas construindo ossos, cérebro, sangue e compondo a coluna, os braços e todo o corpo. E quando finalmente aprendemos a nos equilibrar em dois pés, aprendemos que existe uma forma certa e errada de nos mover, aprendemos a nos encaixar nas regras, a esmagar nosso lado selvagem e a nos convencermos que nos sentimos bem assim. Nós paramos de ouvir nosso interior e nos afastamos dos sensos que nos sacodem e nos fazem sentir despertos e vivos. Nós esquecemos que cada vez que respiramos, inalamos parte do outro e exalamos parte de nós mesmos. Todos nós compartilhamos o mesmo pulso. Nós temos uma linha direta de comunicação com o ritmo que faz nosso coração bater. Parte de nós sempre soube como dançar. E o Yoga Dance vem para nos lembrar de resgatar a nossa própria dança.

Yoga Dance tem suas raízes na mitologia indiana em que a dança é sagrada. Quando um deus dança, tudo o que existe entra em um processo contínuo de transformação. Nessa tradição, todo ser humano é considerado divino em sua essência e a dança proporciona a possibilidade de acessar o potencial espiritual do corpo. Além da cultura indiana, o Yoga Dance tem influências do tantra, vedanta, xamanismo, danças culturais e movimento espontâneo, unindo assim toda a sabedoria ancestral à experiência contemporânea.

É então dessa forma que o Yoga e a Dança se entrelaçam dando origem ao Yoga Dance. O Yoga traz a consciência para a dança e também a consciência de União de mim comigo mesmo e de mim com o todo. Já a Dança oferece liberdade para o Yoga. Quando dançamos com essa consciência, de nos mover de momento a momento com presença, a Dança se torna uma forma dinâmica de Yoga, como uma meditação em movimento que nos cura, nos liberta e abre espaço para toda a energia criativa que quer se mover através de nós.

Encontre um professor
perto de você.

CLIQUE AQUI

Benefícios

Através da prática você será capaz de:

  • Redefinir o seu olhar
  • Ampliar seus conceitos acerca do Yoga e da Dança
  • Viver o Yoga ao invés de apenas praticá-lo no tapetinho
  • Tomar posse do seu poder pessoal e brilho interno
  • Cultivar mais entusiasmo, de estar mais vivo, feliz e confiante em seu corpo
  • Ter um aumento na energia, na flexibilidade, no tônus muscular e na saúde cardiovascular
  • Relaxar e rejuvenescer
  • Experienciar imersão no momento presente
  • Explorar sua autenticidade, criatividade e essência.
  • Despertar para a alegria de viver que é o potencial inerente a todos nós.
  • Libertar-se de qualquer julgamento e permitir o dançar livre, no ritmo do coração e de dentro para fora.
  • Expandir o prana (energia vital) e explorar as infinitas possibilidades de cada momento e movimento
  • Atingir equilíbrio e conexão em todos os aspectos; físico, energético, emocional, mental.

Portanto, as aulas de Yoga Dance não são somente “aulas” e sim uma jornada de auto expressão, autolibertação e auto exploração onde temos a oportunidade de criar nossos próprios movimentos e nos deixar levar pelo fluir de cada momento, de forma natural, enquanto nos curamos e nos divertimos. Desta forma, a prática se transforma em uma meditação em movimento onde o corpo se torna uma expressão da alma.

Depoimentos

“As aulas de Yoga Dance tem sido uma grande parte do quão bem eu venho me sentindo atualmente. Eu aprecio muito quando Fernanda fala sobre encontrar a nossa alegria que é sempre uma parte de nós, ela apenas se esconde ou tira um cochilo e quando a despertamos ela fica muito feliz. Gosto de ver os rostos dos outros “dançarinos”. Eles são tão vivos e radiantes e são um reflexo de como eu estou me sentindo. Não importa se eles tem doze ou oitenta anos, a luz de sua alegria brilha radiantemente. As aulas de Fernanda são um verdadeiro presente que eu a agradeço por compartilhá-lo conosco.”
— Anita, Praticante de Yoga

[:en]

We explore the 7 main chakras, starting with the first chakra in which the songs are quieter, allowing a gradual and conscious way to start the practice. Here we work among other energies with: grounding, the foundation and awareness of materiality in the Muladhara (first) chakra. Then we explore the fluidity, lightness and sensuality in the Svadhisthana (second) chakra. Also trust, courage  and transformation in Manipura (third) chakra. We experience the unconditional love and forgiveness in Anahata (fourth) chakra and expression, communication, truth in Vishuddha (fifth) chakra. We go deep into our intuition and vision in the Ajna (sixth) chakra and ultimately surrender in the Sahasrara (seventh) chakra. In each chakra we work with movements and rhythms that relates with that center, as well as the characteristics of its elements, the energies that block and the energies that naturally must flow through each one of the chakras.

In addition to the yoga tools, they are also explored other practices such as tai chi, capoeira, African dance, cultural dances, spontaneous dancing among many others.

Yoga Dance is not a performance nor a choreography that requires perfection. The dance begins from the inside out and practice provides tools for each one o fus to  find our own way of movement, it is a internal dance. Thus the body is transformed into a simple expression of the soul, no right or wrong, beautiful or ugly. We become the dance and the dance becames a dynamic form of Yoga, we are immersed in the present moment and in union with the divine dancing through our movements. Thus, Yoga Dance promotes the awakening of our most vibrant energy and our creative potential without denying any emotion or experience and integrating the shadow into light and the duality into unity.

Yoga – Union, to unify,  the state of unified consciousness

Dance – continuous movement, formless form, be voluble

Yoga Dance is a inner practice that combines the tools of Yoga, dance and other philosophies/ arts to awaken the true potential that lies within us so we are able to find balance in  all aspects of ourselves:

Physical • Mental • Emotional • Spiritual

Yoga is an ancient philosophy that leads us to the state of Union or integration with ourselves and everything around us. In the Yoga point of view, there is no separation between body, mind and spirit. Through some tools such as pranayama (breathing), asana (physical postures), meditation and others we can experience presence from moment to moment. The practice of yoga leads us to bring ou attention from the outside to inside ourselves, connecting with the present moment and discover more about the unlimited nature of our own being.

Thus, Yoga leads to self realization as we bacame more skilled to deal with our own life living one day at a time with more awareness, tranquility and balance. The practice does not make us something we are not, but reveals our true nature that is often hidden by the confusion and distortion of our mind.

Dance is an ancient art and expression of humanity from its beginnings. When we dance, we are not just doing something physical, but moving all the history and emotions stored in our cells. We’re bringing all this content to surface through the body movements.

The universe is movement; It is the dance that is in all the atoms that make up the material world, day and night, the seasons, the cells of our body and its transformations etc. We are born in motion, our cells multiplied into systems building bones, brain, blood and composing the spine, the arms and the body. And when we finally learned how to balance on our two feet, we learned that there is a right and wrong way to move, learn to fit in the rules, to squeeze our wild side and convince ourselves that we feel good. We stopped to listen to our innerself and got away from the senses that shake us and make us feel awake and alive. We forget that every time we breathe, we inhale part of the other and exhale part of ourselves. We all share the same pulse. We have a direct line of communication with the rhythm that makes our heart beat. Part of us always knew how to dance. And Yoga Dance comes to remind us to rescue our own dance.

Yoga Dance has its roots in Indian mythology in which the dance is sacred. When a God dance, everything that exists enters in a continuous process of transformation. In this tradition, every human being is considered divine in its essence and dance provides the ability to access the spiritual potential of the body. In addition to the Indian culture, Yoga Dance i salso inspired by many traditions as Tantra, Vedanta, shamanism, cultural dances and spontaneous movement. So in that way Yoga Dance unite all the ancestral wisdom to contemporary experience.

So it is in that way that Yoga and Dance became United by one practice giving birth to Yoga Dance. Yoga brings awareness to the dance and also the consciousness of Union of myself and the myself related with the whole. Dance offers freedom to Yoga. When we dance with that awareness, we move from moment to moment with presence, the dance becomes a dynamic form of Yoga, as a moving meditation that heals us, makes us free and open space for all the creative energy that wants to move through of us.

Find a Teacher

Click here

Benefits

Through practice you will be able to:

  • – Redifine the way you perceive
  • – Broaden your concepts about Yoga and Dance
  • – Live Yoga rather than just practice it on the mat
  • – Rise awareness of your personal power and inner glow
  • – Cultivating more enthusiasm, to be more alive, happy and confident in your body
  • – Having an increase in energy, flexibility, muscle tone and cardiovascular health
  • – Relax and Rejuvenate
  • – Immersion experience in the present moment
  • – Explore your own authenticity, creativity and essence.
  • – Awakening to the joy of living from the potential inherent in us all.
  • – Freeing yourself from any judgment and allow the free dance, the rhythm of the heart flow from the inside out.
  • – Expand the prana (vital energy) and explore the endless possibilities of every moment and movement
  • – Achieving balance and connection in all aspects; physical, energetic, emotional, mental.

Therefore, Yoga Dance classes are not only “classes” but a journey of self expression, self-liberation and self exploration where we have the opportunity to create our own movements and be surrender to the flow of every moment, naturally, while we heal and play. Thus, the practice becomes a moving meditation where the body becomes an expression of the soul.

Testimonials

“The Yoga Dance classes has been a big part of how well I’ve been feeling today. I greatly appreciate when Fernanda talks about finding our joy that is  always a part of us, it just hides or takes a nap and wake up when she we very happy. I like to see the faces of other “dancers”. They are so bright and are a reflection of how I’m feeling. No matter if they’re twelve or eighty years, the light of their joy shines radiantly. Fernanda The classes are a true gift that I thank you for sharing it with us. ”

– Anita, Yoga practitioner

[:]