São tantas nomenclaturas e estilos diferentes de Yoga que ficamos confusos. O Vinyasa Yoga é hoje um dos estilos de Yoga mais populares e praticados em todo o mundo, suscitando uma pergunta muito comum: Qual é a diferença entre Vinyasa Yoga e Vinyasa Flow Yoga?
Vinyasa Flow Yoga
Geralmente, Vinyasa é usado para indicar o modo como uma postura/ásana, deve ser feita passo-a-passo (kramas), e também o modo como uma prática de vários ásanas deve ser construída, tendo em mente a sincronização entre movimento e respiração.
A origem da Prática de Vinyasa
A origem do Vinyasa Yoga está nos ensinamentos de Krishnamacharya. Segundo ele, os princípios fundamentais do Hatha Yoga estão na prática de vinyasa krama (estágios), em que os ásanas são unidos de forma sequencial, intercalados por sequências repetitivas na passagem de uma postura a outra.
Antes do Vinyasa veio o Ashtanga Vinyasa Yoga e Iyengar Yoga. Do primeiro, o Vinyasa herdou o próprio nome e o dinamismo de praticar sequências de posturas ligadas pela respiração e, do segundo, os alinhamentos nas posturas.
A prática como conhecemos hoje surgiu nos anos 70 nos Estados Unidos e, como no Ashtanga, é composta por sequências fluidas de posturas que exigem integração entre respiração e movimento.
Porém, nas práticas de Vinyasa Yoga não há uma sequência fixa de posturas. As sequências são criadas por cada professor, obedecendo os princípios de kramas (estágios) de evolução de cada postura. Assim, esses kramas definem os passos para a construção de cada postura: como entrar, sair e transitar nas sequências.
Por isso encontraremos uma diversidade enorme de práticas de Vinyasa Yoga, e isso também vale para o nome.
Existir vários estilos de Yoga com nomes parecidos já é confuso, imagina um mesmo estilo com nomes diferentes?
É comum encontrar a prática de Vinyasa com outros nomes como: Vinyasa Yoga, Hatha Vinyasa, Vinyasa Flow Yoga , Yoga Flow, Flow e assim vai… Pode ter certeza que quando você terminar de ler esse texto já terão outros nomes.
Todos na verdade são a mesma prática, ou seja, atendem aos mesmos princípios de Kramas e Vinyasa. A palavra flow é um termo em inglês que significa fluidez, referindo-se à fluidez dessa prática na qual se passa de um ásana a outro de forma fluida e totalmente presente e conectado pela respiração.
Sem dúvida uma das características mais importantes do Vinyasa é a sua diversidade. Não há um método a ser seguido a risca com regras estipuladas ou sequências que os professores devam seguir. É justamente isso que faz deste estilo um dos mais populares, variados e criativos.
Por isso também é um estilo apaixonante, pois cada professor coloca sua criatividade em como sequenciar. Então é fundamental estar aberto para explorar esse universo dentro do Vinyasa e escolher aquele que está mais alinhado com as suas buscas em cada momento.
Se buscas conhecer um pouco mais sobre este estilo de Yoga apaixonante, compartilho abaixo um vídeo publicado no meu canal do Youtube, onde explico O que é o Vinyasa Flow Yoga. E se gostar do vídeo, curta, comente, compartlihe com seus amigos, e não esqueça de seguir no canal.
Só não vale ficar estático! Flua como a água! Bons Mergulhos!