[:pb]
Yoga Dance: meu propósito, minha paixão
Fim de ano e início de ano são excelentes períodos para fazermos balanços sobre nossas vidas e começarmos um ano novinho em folha com energia e esperanças renovadas. Este último ano fiz muitas mudanças na minha vida, incluindo a mudança de casa e de estilo de vida e como está tudo conectado ou seja, uma mudança em um setor da vida influencia os outros, eis que estou aqui também trabalhando em meus novos projetos e me deparo com uma entrevista que dei há 5 anos atrás e que foi publicada pela revista Exame sobre a prática de Yoga Dance. Yoga Dance é minha paixão, minha Co Criação com o divino, minha forma de contribuir para tornar esse mundo um lugar melhor.
Enquanto lia a matéria um filme passou pela minha cabeça e meu coração. Quanta coisa mudou de setembro de 2012 quando a matéria foi publicada até hoje janeiro de 2017. Quanta evolução foi conquistada, quanto deslize onde eu pareci regressar em todo o aprendizado, quantas decepções, êxtase, dor, mas o mais importante de tudo é que tudo isso são histórias, emoções. Mas o que fica, o que sempre esteve presente, e a única coisa que existe, existiu e sempre existirá é o Amor. E é esse Amor que vem sendo colocado nesse trabalho todos esses anos. O Yoga Dance sempre foi a prática do amor, o dançar com Deus, o comungar com a vida com tudo o que ela traz. A dança da alma. O dançar o que vem, sem julgar, sem esperar que fosse diferente. Sim, apenas dançar. Dançar a dor até que ela se dissolva no amor, porque tudo se dissolve no amor mas o que precisamos é a coragem para navegar dentro de nós mesmos e descobrir nossa própria dança, o que nos torna ao mesmo tempo diferentes e extremamente parecidos.
Onde há amor tudo há e é por isso que me encanto quando pego essas entrevistas que dei há tanto tempo sobre o Yoga Dance e percebo que ele continua sendo a prática da alegria de viver, ou seja, a forma mais celebrativa de se expressar o Amor.
A vida não é nem um pouco estática, e a dança é inerente a tudo. Em 5 anos a prática de Yoga Dance tem sua fonte de amor e celebração da alegria intacta, mas os meios de se contatá-la foram renovados, ampliados, refinados como tudo o que é vivo.
O Yoga Dance é fruto de tantas experiências que tive a oportunidade de viver com vários estilos da prática de Yoga, Bhakti Yoga, Tai Chi, capoeira, Let your Yoga Dance, Journey Dance, Shake your Soul, e mais recentemente meus contatos com a dança somática, xamanismo e sagrado feminino. É uma prática inspirada na filosofia indiana que fala que todo os seres são divinos e que a dança é a forma do corpo acessar a sua espiritualidade.
Yoga Dance combina duas práticas milenares o Yoga e a Dança trazendo a consciência de estar uno do Yoga com a liberdade da dança. Aqui, como minha dança se parece ou a técnica da dança não são importantes e sim o como eu me sinto na minha dança, no momento presente. Assim a dança se torna uma forma dinâmica de Yoga, uma meditação em movimento uma forma de prece que fazemos com o corpo.
Na prática temos a oportunidade de nos despir de tudo o que sabemos sobre Dança ou Yoga para ao invés de controlar a experiência deixar a dança nos dançar. Quando fazemos isso deixamos a inteligência do corpo operar e aí muitos conteúdos escondidos pela tensão do dia a dia, emoções guardadas, palavras nunca ditas, material muitas vezes inconscientes podem aflorar e serem curados com essa medicina infalível que é trazer consciência e liberdade. Isso significa ser curado através do amor e da alegria de viver, uma desintoxicação do corpo, mente e emoções, uma verdadeira jornada de autoconhecimento. Por isso não há certo nem errado, todas as danças são válidas, todas as formas de se mover no corpo nos revelam mensagens preciosas. Não é preciso ser um bailarino ou um Yogi para fazer Yoga Dance.
Para isso conto ainda com o poder curativo da música, em que uma playlist é cuidadosamente escolhida de acordo com a energia emitida por cada melodia, por cada instrumento, e pela vibração de determinadas notas musicais. Pois já sabemos que cada nota tem efeitos precisos e rápidos no nosso corpo e se conecta com o nosso sistema de chakras (nosso corpo energético) integrando e equilibrando corpo, mente e espírito.
Quem passa pelo Yoga Dance não sai o mesmo, me emociono ao lembrar o depoimento de uma das minhas primeiras alunas de Yoga Dance Anita Paczkoski, 55 anos, praticante do yoga dance desde 2009. “Gosto de ver o rosto dos outros dançarinos, tão vivos e radiantes. Eles são um reflexo de como estou me sentindo. Não importa se eles têm 12 ou 80 anos, a luz de sua alegria brilha radiantemente”.
É realmente em 5 anos muitas coisas mudaram e muitas outras virão! Para quem sentir o chamado para esta jornada, estamos com as inscrições abertas para o Curso Extensivo de Yoga Dance. Saiba mais aqui. Este texto é a estréia do meu blog que espero trazer mais conteúdos e novidades para vocês, meus amados. Um grande beijo no coração de vocês.
Namastê,
Fernanda Cunha[:]