[:pb]
Respirar bem faz bem.
Os últimos meses trouxeram mudanças muito profundas e até radicais na minha vida. Estou muito feliz com os movimentos que a vida tem me proporcionado, viver mais próximo a natureza, o aprender a viver em uma casa depois de 10 anos vivendo em apartamento, os cuidados com a casa, o descobrir uma nova rotina, minha prática, a contemplação da natureza e o respeito aos seus ciclos. Sinto que isso tudo está criando uma raiz dentro de mim e ainda estou processando todo o aprendizado diário que estou tendo. Confesso que em alguns dias sou arrebatada pela sensação avassaladora de que nada sei. São muitas novidades acontecendo ao mesmo tempo, muito para aprender, tudo é incerto, misterioso e desconhecido. Nessas horas, para não me desesperar com o Novo e com as demandas que ele traz, encontro na minha respiração e meditação a orientação que necessito para confiar no fluxo da vida e ficar tranquila diante de suas demandas.
A vida de todos nós é muito ocupada e é fácil se perder nas demandas, no stress e na ansiedade. Tomar consciência da respiração é a ferramenta mais preciosa para uma vida equilibrada. Isso porque a respiração é a chave para tudo o que é vivo. É o néctar da vida.
…
A conexão com a respiração nos abre um caminho em direção a uma vida mais equilibrada, leve e tranquila porque afinal nós estamos aqui para sermos felizes e viver a vida. Não apenas sobreviver a mais um dia.
…
Lembro-me claramente quando minha grande amiga Ana Cláudia da Silva Gubert me via estressada e ansiosa nos tempos da faculdade e insistia para que eu fosse praticar Yoga com a professora dela. Imaginem a Fernanda com 22 anos, no meio da faculdade de administração, super estressada, trabalhava e estudava , mal comia direito, com enxaqueca, gastrite e extremamente ansiosa, não estava nenhum pouco interessada em ter mais um compromisso. Mas ela insistiu de todas as formas até que falou uma frase que capturou minha atenção: “Você tem que conhecer o Yoga, é maravilhoso, você sente o ar entrando e saindo pelas suas narinas, a temperatura, o ritmo da respiração, você toma consciência da sua respiração.” – mal sabia eu que aquela frase mudaria tanto a minha vida e que seria por toda a minha existência tão grata a Ana.
Juro que naquele momento algo despertou dentro de mim, eu parei e fiquei pensando sobre o ritmo da minha respiração: Eu nunca tinha prestado atenção em como eu respirava! Só sabia que respirava pois senão o fizesse não estaria viva. Me dei conta de que me sentia literalmente um cachorro correndo atrás do próprio rabo. Eu corria, corria, corria e não chegava a lugar algum, ao contrário, parece que quanto mais eu corria mais eu precisava correr. Você já se sentiu assim?
…agora, uma breve pausa para respirar e refletir …
Sei que muitos de nós ainda está dando voltas e voltas sem sair do lugar e é por isso que venho compartilhar com vocês o que aprendi RESPIRANDO BEM, pois, a raiz de todos os nossos problemas reside dentro de nós mesmos e as soluções também . A conexão com a respiração nos abre um caminho em direção a uma vida mais equilibrada, leve e tranquila porque afinal nós estamos aqui para sermos felizes e viver a vida. Não apenas sobreviver a mais um dia. É também através da respiração consciente que podemos abrir nosso coração e ouvidos para enxergar os recados divinos que às vezes vem através de amigos (que chamo de anjos) como no caso a Ana Cláudia, depois daquela aula, a prática de Yoga nunca mais saiu da minha vida e só tem se ampliado cada vez mais fazendo nascer mais tarde o Yoga Dance.
Em retribuição a este aprendizado lindo que um dia recebi, estou lançando para vocês uma série de vídeos com dicas preciosas e práticas simples de respiração que você pode fazer em qualquer lugar a qualquer momento. Eu espero que essas dicas e práticas possam melhorar a sua qualidade de vida assim como melhoraram a minha.
Inscreva-se no meu canal do Youtube para acompanhar tudo de pertinho. Confira abaixo o 1º vídeo da série.
Deixo tambéma aqui uma sugestão de leitura para quem quiser se aprofundar nos estudos dos Pranayamas:
*Swami S. Saraswati. Asana Pranyama Mudra Bandha – 3rd Edition. Munger (Bihar School of Yoga): Yoga Publications Trust, 2009. [Versão em inglês].Tem versão traduzida para o português. Achei este site aqui para encomendar em português.[:]