[:pb]
Menos é Mais
Sabe esses lugares que você vai e mexem com suas estruturas mais profundas?
Caraíva é um deles.
A primeira vez que fui para lá, eu não tinha a mínima idéia do que eu ia encontrar, não tinha nem ao menos lido a respeito…
#Primeira lição
Assim que cheguei vi que havia uma placa falando que é uma das vilas mais antigas do Brasil. Tem que atravessar o Rio para chegar a Caraíva e os barcos fazem essa travessia. A vila é toda em cima de areia, então não dá para carregar mala de rodinha e nem ir com calçados complexos. Uma mochila, tênis e chinelos é tudo o que você precisa lá. Primeiro ensinamento: menos é mais, quanto menos carrego mais proveitosa é minha experiência. É uma vila muito simples e habitada harmoniosamente pelos índios pataxós, estrangeiros de todos os lugares do mundo e o povo local.
Em 3 dias, toda a tensão e estresse da vida acelerada de São Paulo foram completamente transmutados por aquela terra linda e sagrada. Me senti tão acolhida por tudo, é como se estivesse de volta ao útero da mãe.
Os índios pataxós estão por toda a parte o tempo todo. Em uma noite clara tivemos a honra de ir até uma das aldeias para ver um dos rituais que até hoje eles fazem para celebrar a lua cheia. Voltamos para a pousada calados em um silêncio gostoso e contemplativo.
#Segunda lição
No outro dia descemos para um café das manhã delicioso tudo tão simples, bolinho caseiro quentinho, pão de queijo, mamão do pomar da pousada. Enfim, a mesa estava farta quando 2 índios de mais ou menos 4 e 7 anos entraram oferecendo os colares que a mãe deles produz para vender. Eu fiquei tão curiosa pela vida deles que até esqueci o café. Quando eles estavam saindo o menor olhou para mim e disse: Posso comer? E eu falei: Claro! Pode sentar e comer o que você quiser. E o que você quer?
Tinha muita coisa naquela mesa e de tudo o que tinha ele disse sem hesitar “eu quero mamão” os olhos dele brilhavam pelo mamão. Mais uma vez, menos é mais, o simples melhor que o complexo. Dentre tantas gostosuras que tinha na mesa ele optou pelo simples pela fruta. Para mim foi mais um aprendizado o quanto minha mente fica presa no que é complexo e a vida está aqui na nossa frente o tempo todo mostrando que tudo o que realmente importa é simples.
#Cura ancestral
Todos as noites tínhamos um ritual de contemplar a luz da lua cheia no mar e aquela beleza e simplicidade nos nutriam de uma forma plena. Caraíva é um desses lugares mágicos e inexplicáveis que nos conectam com a essência do que realmente importa.
O tempo sem tempo, a simplicidade de tudo, o tempo todo é um aprendizado diferente, ou alguém vem e te mostra algo, a natureza te mostra tudo e as fichas vão caindo o tempo todo. O lugar te instiga a se olhar, mas são ensinamentos que vem de uma forma muito amorosa e generosa. Para mim foi uma cura ancestral, um entendimento maior sobre as minhas raízes, honrar e reverenciar de onde e por onde viemos foi muito poderoso.
Sou neta de benzedeira, mulher que cura com ervas, e estando lá pude entender tudo isso melhor e me entregar a essa conexão que vem dos meus ancestrais como sabedoria encarnada, os rituais, o pedir permissão, o fazer as pazes com esse país e sua cultura vasta e rica e me sentir pertencendo outra vez.
#Um nascimento
Depois de ter dançado com os índios e ter passado por tantos aprendizados fiquei profundamente tocada e sob as bênçãos da avó lua recebi uma visão. Trazer as pessoas para vivenciarem tudo o que eu pude viver e dançarem sobre o útero dessa terra mágica, senti uma cura ancestral e um entendimento maior sobre minha natureza e a história dessa pátria mãe Brasil. Nascia ali a Imersão em Yoga Dance em Caraíva. Eu não tive muita clareza na hora, mas tudo foi fluindo e me conduzindo exatamente como aquele Rio que deságua no mar. Troquei contato com o Tigé um Índio Pataxó filho de cacique com quem aprendemos muito sobre a cultura Pataxó. Eu falei da minha vontade de trazer o grupo mas que gostaria que tivéssemos a oportunidade de conhecer a aldeia, ver o ritual da lua cheia etc. Eu não sabia, mas na verdade, eu estava pedindo a permissão a ele e a permissão foi concedida.
Essa será a 2ª edição da Imersão em Yoga Dance em Caraíva. Um evento lindo que gera esse despertar para o poder inimaginável da simplicidade nas nossas vidas. E nos conecta com nossas raízes mais profundas.
#Um impulso de mudança
Eu já estava em um movimento de mudar de estilo de vida em busca dessa tal simplicidade, mudar da maior capital do Brasil para a maior floresta urbana do estado, confesso que eu estava com medo dessa mudança, mas estar em Caraíva me ensinou também sobre confiar e seguir adiante com confiança e fé.
E assim fiz, dois meses depois estava morando em uma casa na Serra da Cantareira em meio a natureza. Abandonei muitas formas complexas de viver para acomodar a simplicidade. No final de tudo, viemos para esse plano sem nada, completamente nus até sem dentes e quando partimos também nada levamos, apenas a alegria dos momentos que vivemos e os momentos mais memoráveis são simples não são? Que possamos viver com a magia do simples em cada momento.
Namastê,
Fernanda