Jogue a primeira pedra quem não se sente ansioso!
A ansiedade parece ser o mal da humanidade moderna. São muitas as demandas e situações que colocam a nossa mente focada em um tempo que ainda não chegou e que na verdade nunca vai chegar: o Futuro.
A ansiedade é a antecipação de uma situação futura imaginando um resultado ruim. Nos paralisa e ficamos muito focados no futuro, e esquecemos de viver no presente.
Quando isso acontece, a respiração se torna rápida e curta… A ansiedade causa uma sensação de desprazer e de não ter como sair dessa situação, então encontramos formas de lidar com essa sensação; através da comida, bebida, cigarro etc, ou seja, é um bola de neve que cria um círculo vicioso e se torna um terreno fértil para muitas doenças.
Yoga é bom para a ansiedade?
A resposta é simples, SIM, SIM, e SIM!
O Yoga é uma filosofia prática e vivencial, que vem de uma tradição oriental de mais de 5000 anos. A intenção do yoga é autoconhecimento, reconhecer nossa natureza una e única. Reeducando nossos hábitos, reprogramando a mente e abrindo espaço para organizar os pensamentos.
Se a ansiedade é criada por algo que está no futuro, o Yoga traz o foco para o presente, ou seja, os dois se movem em direções opostas e se neutralizam.
Neste trazer o foco para o presente está incluso tudo: Trazer foco para o que estamos fazendo em tudo o que fazemos, observando as sensações e reações do corpo, da mente e da respiração. E a consciência da respiração é a forma mais eficaz e rápida de voltar para o momento presente.
Os pranayamas (controle do prana através da respiração), nos ajudam a respirar mais profundo, e isso desperta a parte baixa dos pulmões, e ativa o sistema nervoso parassimpático, responsável pela resposta de relaxamento do corpo.
Em contrapartida, a respiração curta ativa as adrenais, que produzem os hormônios de reação ao stress. Quando ativamos a parte baixa dos pulmões respirando mais profundo, é como se os pulmões dissessem: “Não precisa se estressar, tá tudo bem”.
Ansiedade na minha vida
Eu sou um exemplo vivo do quanto o Yoga ajuda a controlar a ansiedade.
Eu cresci ouvindo minha mãe dizer o quanto eu sou ansiosa, e quando comecei a praticar Yoga, vi que ela tinha mesmo razão. Mas eu estava tão inconsciente, ou seja, tão ansiosa, tão no futuro, que nem percebia.
Tinha gastrite, dores de cabeça, cansaço, irritabilidade, etc, mas achava que era apenas o meu temperamento. Até o dia em que conheci o Yoga.
Uma amiga que tentava me convencer a fazer Yoga, me disse: “Você sente o ar entrar e sair pelas suas narinas?”. Quando ela falou isso, eu parei tudo e pensei: “Nossa eu nunca senti isso, nunca parei para perceber como eu respiro”, até porque tudo era muito automático na minha vida, inclusive a respiração.
E na primeira aula de Yoga eu senti o ar entrar e sair pelas minhas narinas, eu me percebi respirando, e me senti no momento presente onde não havia ansiedade.
Presença na respiração e ansiedade não ocupam o mesmo lugar! Naquele dia conheci um estado em mim que eu nunca tinha experimentado.
Leia também:
– Benefícios da saudação ao sol – Surya Namaskar
– Pranayamas – Exercícios respiratórios para a renergização do corpo, mente e espírito
Então o Yoga nunca mais saiu da minha vida.
Aí eu me curei e nunca mais senti ansiedade? Claro que não! Eu estou viva! Sinto ansiedade, medo etc. Mas a diferença é que agora eu sei o caminho para alivia-la , observa-la em me identificar com ela. Eu Estou ansiosa e não eu Sou ansiosa. É uma desconstrução que muda tudo.
O Yoga não vai curar a sua ansiedade para sempre, mas vai te mostrar um caminho que você pode ir sempre que precisar. Ele expande a sua consciência!
Tem alguma dúvida em relação ao assunto? Deixe sua perguntas nos comentários. E se inscreva no meu canal do Youtube, para começar sua prática de Yoga agora!
Me acompanhe também em outros canais:
Facebook: https://www.facebook.com/FernandaCunh…
Instagram: https://www.instagram.com/fernandacun…