[:pb]
Yoga Dance é mais que um curso, é terapia, é libertação, é o redefinir o próprio olhar para consigo e com a vida.
Sabe aquela experiência que é profunda e ao mesmo tempo leve?
É assim que o curso de Formação em Yoga Dance foi formatado. Começo esse texto com um depoimento de uma das participantes do último curso;
“Quem me conhece sabe que a dança sempre fez parte da minha vida e quando não, fez falta. Mesmo depois de anos dançando ballet, jazz e contemporâneo (sem falar das baladas) eu só aprendi a dançar o que eu Sou com o Yoga Dance, Dançar com consciência, mas sem pensar. Seguindo o coração. Sem julgar. Entrega, libertação, expressão, alegria, leveza, sentimento, espontaneidade. E descobri que posso levar isso tudo para a dança da vida! O Yoga Dance não foi somente uma formação. Foi um divisor de águas, uma jornada interna de libertação e cura. Cura da criança ferida que todos nós temos. Desenrolar os nós e deixar fluir a energia vital, a energia criadora e ilimitada. Foi uma cura pelo amor. “ Thais Webster
Ao longo de todos esses anos tenho acompanhado transformações lindas na vida de todas as pessoas que vem para o Curso de Yoga Dance. Isso porque um dos propósitos deste curso é promover a Cura através do amor. Não o amor superficial, mas o amor ilimitado, aquele que ama a sombra, o não belo e tudo o que faz parte da existência humana e corpórea.
Para hoje oferecer as vivências no Yoga Dance, precisei me desnudar dos meus próprios preconceitos, idéias limitadas, precisei me tornar vulnerável, me expor, passar por um processo de transformação e revelação que ainda está acontecendo, amar e integrar a minha própria sombra entendendo que ela não é oposta a luz, mas, parte essencial para que a própria luz possa existir. E assim, cuidando e vivendo minhas próprias experiências, desde a mudança de carreira, de país, de pontos de vista, de meus papéis como mulher, filha, estudante, professora etc. Eu coloco a serviço não só minhas experiências profissionais com Yoga, Dança, Meditação, Xamanismo, Yoga Dance mas também minhas experiências humanas com a dor, com o luto, com a alegria e com o núcleo de tudo que é: o amor. É desta forma que o curso de Yoga Dance se torna uma co-criação, uma troca linda, do compartilhar em que nós (alunos e professora) nos inspiramos e evoluímos juntos.
Mas Como funciona na prática?
Dentro de nossos corpos temos memórias, histórias, traumas etc. Quando nos movemos esse conteúdo vem para a superfície, onde podemos enxergá-los sem julgamento e dançá-los. Você já dançou quando estava com raiva ou triste?
Se ainda não. Faça isso. O curso proporciona através de vivências o acesso a inteligência do corpo. Tudo é neutro. A tristeza, a dor a alegria, são emoções, energias. Cabe a nós decidirmos o que fazer com elas. A tristeza, o luto a dor, já se transformaram em lindas músicas e obras de arte maravilhosas. Sim, essas energias podem ser transformadas e é o amor que é o combustível capaz de transformar dor em compaixão, melancolia em arte, feiura em beleza.
E como teoria e prática se encontram?
Durante o curso investigamos nosso corpo energético, que no Yoga chamamos de sistema de chakras. Ele é mais profundo do que o corpo físico. A música é sentida a nível celular e entra em ressonância com nosso sistema de chakras. Cada chakra está relacionado também a um elemento e a partes específicas do corpo físico e emoções ( Confira aqui um artigo sobre como o yoga dance trabalha os sistema de chakras) Estudamos durante o curso uma abordagem dos chakras que é mais comportamental, e nos permite entender melhor quando estamos em equilíbrio, quando não e quais ferramentas podemos usar para equilibrar cada um desses centros para maximizar nossa energia vital, bem estar e entusiasmo pela vida.
Fazemos uma investigação vivencial e entramos com um conhecimento teórico para cada chakra a fim de a mente se sinta saciada e nos deixe em paz para o próxima etapa que é a vivência prática. Aqui, seremos convidados a experimentar no corpo qual a verdade de cada chakra naquele momento. As vivências são processos muitas vezes bem profundos e reveladores, são como espelhos que nos mostram a realidade, onde estamos nos escondendo de nós mesmos. Eu falo que essa parte do curso é o momento em que temos a oportunidade de nos curar, de integrar as partes desintegradas dentro de nós, integrar a sombra na luz ao invés de negá-la, ter o direito de sentir sem julgar e a partir daí olhar para o outro e ter compaixão de verdade.
E os professores convidados?
Para selar o trabalho temos a participação de professores convidados. Cada um com sua expertise trará para o curso a integração dos trabalhos iniciados nas vivências e no compartilhar. Sim, teremos espaço para falar e trocar impressões e ressonâncias, um espaço sagrado de pertencimento e acolhimento, onde aprendemos a falar a partir do coração e a ouvir também a partir desse lugar. Nos conectando profundamente uns com os outros e começando a vislumbrar o que é estar em Unidade e o que é o significado de somos UM.
Uau!!! E onde encontro leveza em toda essa profundidade?
Na dança que nos reconecta com nossa essência de amor e alegria. Todos os dias dançamos, a maioria das vivências são feitas com movimento e aí aprendemos a reconhecer a energia que flui nos nossos corpos e a direcioná-la. Muitas vezes dançar a dor até que ela se dissolva na própria dança que é uma forma de prece, que é nossa fusão com o infinito, com Deus dentro e em tudo. E nesse momento da dança nos lembramos que não somos nossas emoções, somos um vasto oceano de infinitas possibilidades.
E aí o convite está feito: Quão grande você está disposto a Amar e a dançar a sua vida alinhado com o propósito maior?
Se você sente um chamado no seu coração por viver e experienciar isto, provavelmente é porque sua hora chegou! Últimas vagas para o Curso Extensivo de Yoga Dance no Yoga Flow em SP. Saiba mais! – Inscrições, aqui!
Veja mais sobre o curso Extensivo no meu canal do Youtube! Assine o canal para receber os vídeos semanais.
Namastê!