A princípio, é preciso dizer que, nenhuma cultura vive sem rituais. Isso é algo bem ancestral e que compartilhamos como cultura humana o que nos relembra da nossa unidade na diversidade.
Olha a tua volta. Para além dos rituais em igrejas, templos e sinagogas — nascimento, casamento e morte — há os rituais de formatura, inaugurações e os marcos temporais, como os aniversários e as conquistas individuais e coletivas
Mas o que são os rituais?
Um ritual é um conjunto de gestos, palavras e formalidades, geralmente imbuídos de um valor simbólico.
Certamente, o conceito de ritual vem sendo ampliado e fazem parte; música, dança, festas, produções estéticas, roupas, comidas etc.
Nesse sentido, os espaços ritualísticos não são apenas os ligados à religião ou misticismo como se acreditava.
Acreditar, participar e criar rituais é a forma de conservar o poder do coletivo e sua grandeza compartilhada para além do indivíduo.
É reconhecer a sacralidade da própria vida como um grande ritual, é mais-que-tudo uma oportunidade de sair do automático e lembrar do essencial; as passagens da vida.
Como passamos por ela? Quão capazes somos de reconhecê-la como algo tão especial e sagrado?
O costume de celebrar a chegada de um novo ciclo existe há mais de 4 mil anos.
E assim como naquele tempo, atualmente nossas celebrações de passagem também representam renovação, esperança e fé.
Afinal de contas, no meio dessa dança de caos e complexidades, são os rituais que nos mantém sempre firmemente ancoradas no momento presente e em nossa comunidade.
Se ritual é qualquer coisa que você coloque sua intenção e presença para não passar em branco, então te deixo algumas formas de ritualizar sua vida no dia a dia:
-
Antes de iniciar o dia, tenha um caderno de gratidão sempre a mão e escreva pelo que você começa o dia agradecendo. Crie sempre uma intenção para o seu dia.
-
Quando for preparar a refeição, esteja totalmente presente e sem distração, se conecte com cada ingrediente que você transformará em comida.
-
Ao comer deguste cada pedaço com presença sem celulares e outras distrações.
-
Faça pausas durante o teu dia para alongar o corpo e respirar, principalmente quando você notar que está no automático.
-
Prepare um banho delicioso para relaxar, acenda velas, incensos ou óleos essenciais para celebrar e agradecer o teu corpo.
-
Dance, cante, escute mantras ou músicas que elevem a sua consciência.
-
Transforme sua casa em um lugar que te acalme, traga flores, incensos e imagens que te inspirem.
-
Encontre um momento para apreciar os presentes do seu dia e estar consigo mesmo em meditação, ainda que sejam 2 minutos.
Todos nós sabemos ritualizar, está na nossa memória celular e fazemos muito isso.
Mas às vezes até o ritual fica no automático.
Espero que tudo isso te ajude a lembrar que a vida é o próprio ritual.
P.S Se quiser estar comigo em um ritual de fim de ano: Vem aí o Yoga Dance Ritual 20/21. Um evento online que acontecerá no dia 19/12, sábado, das 9h às 12h.
https://www.eventbrite.com.br/e/yoga-dance-ritual-2021-tickets-130452457813