Eu poderia descrever o Hatha Yoga como o uso do poder interno, ou da força do amor, ação e conhecimento, para criar uma vida de disciplina que contribua para vencer as dualidades e experimentar a Unidade…
Mas sei que tua dúvida não é exatamente essa… O Hatha Yoga é um dos estilos de Yoga mais tradicionais do Mundo, e por este motivo, constantemente vira alvo de dúvidas por quem está buscando novas formas de equilíbrio em suas vidas.
O que é Hatha Yoga?
Conheça um dos estilos de Yoga mais difundidos no mundo
Hatha Yoga é uma prática espiritual que leva à percepção da Unidade usando vários ásanas (posturas físicas), e pranayamas (exercícios respiratórios) como caminho.
Nos textos esotéricos da tradição do Yoga, a palavra “hatha” é compreendida como a união de “ha”, sol e “tha”, lua. Assim, Hatha Yoga recorre à união ou integração de opostos como masculino e feminino, mente e corpo, direito e esquerdo, matéria e espírito, etc.
Hatha literalmente significa “forçar”, assim, Hatha Yoga é frequentemente descrita como a disciplina do desejo, ou o Yoga da força de vontade. Mas sem forçar o antinatural.
A cultura da Índia é muito baseada no conceito do “Universal”, ou seja, esse algo que une a todos, que origina tudo e é comum a todos. Isso nos ajuda a entender o conceito de União que o Hatha Yoga propõe.
Muitas pessoas acreditam que Hatha Yoga é um conjunto de exercícios para o corpo físico. Porém, os ásanas ou posturas físicas são apenas uma pequena parte da prática. Em verdade, o Hatha incorpora todos os membros do sistema de Asthanga e os princípios básicos de Bhakti, Jnana e Karma yoga.
Um ásana executado de modo clássico e autêntico, por exemplo, integra autodisciplina, consciência, foco mental e devoção a Deus. Vai muito além de um simples programa de exercícios físicos, Hatha Yoga vai diretamente ao coração e à alma do praticante.
Leia também:
– 13 tipos de Yoga e muitos benefícios para o corpo e mente
– O sagrado masculino e feminino
– Asanas: posturas psicofísicas do Yoga
– Pranayamas: exercícios respiratórios para renergização do corpo, mente e espírito
O estado de percepção adquirido na execução de um ásana é mais importante do que a ação física por si só, ou seja, é uma forma de através do exterior (denso) atingir o interior (sutil).
Um dos estímulos que a execução de ásanas cria para nos ajudar a superar as dualidades e aumentar a percepção de si mesmo, é a respiração consciente trabalhando com os lados direito e esquerdo do corpo. Por exemplo, Expirar e Inspirar: encontrar uma percepção na respiração que não seja nem um e nem outro, mas um centro que está além das dualidades e é a união com o próprio centro em si. Esse é o princípio do Hatha Yoga.
Espero que tenha ajudado. Deixe seus comentários, e visite o meu canal do Youtube onde disponibilizo aulas e conteúdos gratuitos de Yoga e Yoga Dance.
Me acompanhe também em outros canais:
Facebook: https://www.facebook.com/FernandaCunh…
Instagram: https://www.instagram.com/fernandacun…