[:pb]
Entrar no Fluxo: o encontro do Rio com o Mar em Caraíva
Você já experimentou se sentir no fluxo de tudo?? Na verdade, todos nós já sentimos esse estado de fluidez em pelo menos algumas situações na vida. O fluir é o estado de entrega onde as resistências se dissolvem e somos levados por uma onda de energia que nos coloca em um estado de leveza e entrega. Quando estamos vivendo o momento presente nos sentimos assim. Quando nos conectamos com o coração de alguém também nos sentimos assim.
Eu acabei de voltar de Caraíva na Bahia onde fui ministrar uma Imersão em Yoga Dance de 7 dias corridos. Lá ficamos hospedados na maravilhosa Pousada da Barra que fica exatamente no encontro entre o Rio e o mar. Passamos dias mágicos com uma programação incrível. Tudo fluiu muito bem, aliás foi uma experiência e tanto assistir o fluxo do Rio para o Mar e do mar para o Rio(24 horas por dia).
Mesmo com todos esses anos de prática de Yoga Vinysasa e Yoga Dance (que são mais fluídos) foi lá em Caraíva que eu realmente assimilei verdadeiramente o que é o Fluir.
Um dos passeios propostos na programação foi o descer a correnteza do Rio em direção ao mar deitado sobre uma bóia. Foram 2 horas de passeio, 2 horas sentindo o fluir do Rio se movendo em direção ao mar e quantas coisas aconteceram nessas duas horas…
…
Às vezes nos perdemos nas curvas, ficamos encalhados nos mangues das nossas próprias histórias, medos e dramas. Aí é quando nos fechamos, enrijecemos e paramos de acreditar no óbvio, no que é a Lei da própria vida.
…
Uma das únicas orientações que os líderes do passeio nos deram foi a de sentir a correnteza e fluir com ela, em alguns momentos precisaríamos remar com os braços quando a correnteza nos levasse em direção ao Mangue, pois, a direção que queremos ir é a do mar. Levei algum tempo para sentir esse fluir, confiar e relaxar meu corpo sem esforço. Quanto mais eu me esforçava mais me cansava, mais ia em direção ao mangue e menos na direção do mar.
E aí já várias fichas foram caindo… o entregar-se ao fluxo natural do Rio, sem resistências. O de que Menos é Mais: Menos esforço e mais presença para sentir a correnteza. Isso não quer dizer que não haverá uma ação ou um esforço, mas, que quando eu me entrego ao fluxo o esforço é sem esforço as coisas acontecem de forma orgânica e natural, porque a natureza de tudo é o fluir.
Um dos participantes estava sendo levado para o mangue e aí começou a remar com os braços vigorosamente para sair dali e o líder falou apenas: não é necessário bater os braços com tanto vigor agora. Vc vai se cansar e aí quando precisar bater os braços não vai conseguir, apenas sinta a água, relaxe o corpo e mova apenas as mãos com suavidade que o fluxo do Rio te conduzirá.
Wow! Sim para fluir precisa se entregar e confiar no fluxo.. menos controle, menos mente, mais presença e mais coração.
Fiquei aquelas duas horas mágicas deixando o fluir natural do Rio me levar para o mar. O Rio tinha muitas curvas, às vezes, eu precisava de mais vigor para não ficar encalhada no mangue, às vezes só a ponta dos dedos era suficiente para virar a bóia e ser carregada pelo fluxo do Rio.
Às vezes nos perdemos nas curvas, ficamos encalhados nos mangues das nossas próprias histórias, medos e dramas. Aí é quando nos fechamos, enrijecemos e paramos de acreditar no óbvio, no que é a Lei da própria vida, está na natureza, ao nosso redor e dentro de nós que é o fluxo natural de tudo. O Rio tem seu fluxo mesmo que eu resista e não flua com ele, ele vai continuar fluindo. Ás vezes nos esquecemos desse fluir, preferimos nos debater e gastar muito mais energia, assim é caminho da vida: o próprio fluir. O fluxo está ali, nós só precisamos confiar nele, estarmos atentos e usar somente a energia necessária. O resto é presença para desfrutar a vida com uma mente que está mais positiva e um coração mais aberto. E se você se perder nas curvas do caminho ou ficar encalhado em algum mangue, assim que se der conta, entregue-se ao fluxo novamente e siga, sem se julgar, sem perder mais energia com o encalhamento do que com as infinitas possibilidades que o fluir oferece.
Foram 2 horas mágicas, um sadhana completo em que pude experienciar anos de estudos sobre o fluir. O fluir então ficou claro e até difícil de definir em palavras porque ele é expansivo e ilimitado. O fluir é dizer Sim a vida, a toda a existência mantendo a mente tranquila e o coração aberto, a evolução está no caminho que se percorre e não no ponto de chegada.
Que possamos estar cada vez mais presentes para entrar no fluxo da vida e desfrutar da existência reconhecendo a magia que existe em cada momento simples, cada guru anônimo que nos ensina muito, nesse caso o seu Zé foi o nosso Guru. Diga Sim ao fluxo, Sim a vida e às infinitas possibilidades que o fluir oferece. E se estiver fazendo muito esforço apenas: Pare. Respire.
Conecte-se. Sinta o fluxo e aí então entregue-se a ele.
Experimente sentir essa corrente de fluidez agindo em seu corpo, segue aqui uma sugestão de sequências para alinhar movimento e respiração neste vídeo da série Respira Flow no Youtube: