[:pb]
Dançando com os 7 Chakras
Uma jornada de autoconhecimento com o Yoga Dance
Quando você ouve uma música você sente que ela te toca mais profundamente? Às vezes ela te leva às lágrimas e você nem sabe o porquê?
Isso acontece porque nosso corpo é como um instrumento musical. Nós não só ouvimos a música mas dependendo do arranjo musical, da variação de notas, da melodia, instrumentos utilizados, estimulamos e potencializamos diferentes centros de energias que habitam em nós, também conhecidos como chakras.
Dentro do corpo há memória, há história, há vários outros corpos. E a música tem o poder de penetrar esses nossos corpos mais internos e fazê-los despertar e expressarem-se por meio de movimentos externos, que coreografam a dança da alma.
Sabe quando você tem aquele impulso de dançar mesmo sem “saber dançar?
Todo mundo tem… porque em todo mundo existe uma dança que dança antes do corpo físico começa a se mover, é uma dança sem motivo aparente, espontânea que acessa a inteligência do corpo.
Tudo o que precisamos fazer no momento é não interromper o fluxo, ou seja, deixar essa energia fluir sem intervir, sem frear, sem se preocupar com o que os outros podem pensar, sem pensar se tem alguém olhando (não se reprima… rs). Porque é aí que você está conectando algo muito profundo dentro de você, um terreno fértil para uma jornada interna de autoconhecimento e cura, estamos estabelecendo contato com o nosso Eu profundo com esse lugar que só nós podemos ir. Nos adentrar no reino dos segredos, bloqueios e padrões que só nós mesmos podemos desvendar e que a mente não consegue nos ajudar, ela não pertence a esse lugar. Aqui não trabalhamos mais com a mente, mas abrimos espaço para o desenvolvimento de uma consciência una, ou Yoga.
É daí que vem o poder curativo do Yoga Dance, pois unindo a liberdade da dança com a consciência do Yoga, a prática do Yoga Dance possibilita a livre expressão da alma servindo como uma porta de entrada para que possamos enxergar coisas que antes estavam escondidas nos porões da mente e tornando-nos mais conscientes, podemos escolher as ferramentas para lidar com o que aparecer durante a prática e principalmente depois dela.
A prática trabalha os 7 chakras principais e começa com movimentos simples para aquecer o corpo, algumas vezes temos ásanas (posturas de Yoga) e outras não, pois o Yoga nos oferece muito mais ferramentas que apenas ásanas, trabalhamos com a respiração consciente, meditação, mantras, mudras… Além disso, nas práticas que conduzo de Yoga Dance também inclui influências da capoeira, dança africana, xamanismo, dança espontânea etc. Tudo para que o mergulho dentro de si possa acontecer.
Como acontece a Jornada do Yoga Dance pelos chakras?
As músicas começam lentas para que também possamos perceber a influências e qualidades dos elementos que se relacionam a cada chaka.
- No 1º chakra Muladhara trabalhamos o elemento terra, o enraizamento o contato com uma materialidade, com o corpo físico e o direito de ter são explorados nesse momento.
- Em seguida no 2º chakra (Swadhisthana) a música instiga a fluidez e exploramos nossa águas internas, emoções, sensualidade, direito de ter prazer em todos os aspectos da vida.
- No 3º Chakra Manipura é o auge da prática em termos musicais pois é a explosão o elemento fogo, os ritmos aumentam é hora de trabalhar a auto estima, o poder, a coragem de ser quem somos e de agir do mundo.
- No 4º chakra os ritmos diminuem e nos movemos para a energia do amor incondicional o ritmo muda o elemento é o ar e exploramos o perdão e sentimos a energia do amor fluir em nós.
- No 5º chakra Vishuddha investigamos nossa própria expressão, comunicação, falar e ouvir, e o silêncio como uma forma de som nos conectando ao elemento éter (espaço).
- No 6º Chakra já passamos por todos os 5 elemento e daqui para frente transcendemos os elementos e a prática ganha uma qualidade ainda mais meditativa, exploramos a intuição, nossa capacidade de enxergar além do que os olhos físicos podem ver. E nossa entrega para ouvir nossa própria intuição.
- No 7º chakra é a hora da entrega, quando saímos do controle e confiamos nossa vida, nosso corpo , nossas questões ao mistério, ao divino ao que quer que você acredite que está além das questões desse mundo, é quando nos tornamos Um com tudo. Nesse momento entramos num relaxamento final, entregues e disponíveis.
Essas são as experiências que estão colocadas a serviço através das práticas de Yoga Dance seja nas aulas, retiros ou Curso de Formação.
Confira aqui agenda de Cursos e Eventos 2017 – Última semana para inscrições com descontos no Curso de Formação em Yoga Dance SP (valores especiais até 18-02)
Permita-se acessar essa Luz sagrada!
#letsdance #letsyogadance