Corona Vírus – Do Medo à Consciência…
O que fazer em tempos em que o Não Fazer é a Maior Contribuição que podemos Ser?
Como Nossas Práticas e atitudes podem Contribuir?
Como o Yoga pode nos ajudar com isso?
Para uma Sociedade movida no Fazer, em que acostumamos nossa mente a estar constantemente fazendo algo e pensando no próximo instante, ser atacada por um vírus que se alimenta do Fazer e que nos exige Parar, Descansar, nos Retirar, e nos Unir, é realmente um fato pelo menos TransFormador…
Faz tempo que o Fazer incessante atormenta a nossa mente, sobrecarrega nosso corpo e amordaça nossa alma… Enquanto sociedade estamos todos morrendo aos poucos… Morrendo porque não temos tempo para Ser… Vivemos o amanhã que nunca chega… Corremos atrás, e correr atrás sempre te deixa atrás, atrasado, insuficiente…
É preciso reconhecer Quem Somos, Onde estamos… E discernir o que é fato e o que é Medo para então aprender como lidar com isso para transformar o Caos em Evolução…
É aí que começa o nosso processo de investigação da natureza da mente. E quanto mais clara ela estiver, mais aptos estaremos em agir com clareza e consciência gerando impacto positivo individual e coletivamente.
O primeiro passo para conhecer quem Somos é nos desidentificar de quem não Somos. Nos afastar e sentar quietos em silêncio para observar a natureza da nossa mente. E para isso as práticas de autoconhecimento são medicinais: Meditação, Yoga, Yoga Dance, Dança, arte, etc. A quarentena nos ajuda a ter essa oportunidade de nos retirar e fortalecer nossa mente. Não que vamos ter a resposta de quem somos em apenas 1 quarentena… Mas se você não tem a meditação como hábito é um período propício para começar.
O segundo passo é entender onde estamos. Qual é o cenário? O que preciso saber e fazer para contribuir? E à partir daí discernir: esse medo é real ou irreal?
O vírus é uma realidade. Olhamos para ele e sentimos medo, sentimos medo porque há uma ameaça. Essa ameaça é real? Sim. Então o que eu preciso fazer para minimizar e contribuir? Conhecer, estudar… Fazendo isso eu sei o que fazer… E se estou fazendo o que me cabe fico tranquilo, e isso dissolve o medo.
Enfrentar o medo, e ter coragem de olhar para ele nos ajuda a dissolvê-lo, Mas isso não acontece sem investigação. Medo sem investigação nos torna vulneráveis ao pânico, à agir no automático, no desespero, o que não serve a nenhuma situação
O que preciso conhecer sobre esse cenário?
1- Primeiro buscar fontes confiáveis (médicos que você confia) para clareza de informação;
2- Filtrar as mensagens que chegam em grupos que espalham o pânico;
3- Entender o que é preciso fazer para evitar a contaminação;
4- Fortalecer seu sistema imunológico (dieta, exercício físico, sono, descanso etc);
5- Ser contribuição ajudando os outros… Ir ao supermercado para os grupos de risco, oferecer sua medicina, oração, meditação, mas tudo isso a distância;
6- Ficar em casa e evitar sair ao máximo. Sair somente para o essencial… Por você e pelo outro;
7- Fortalecer sua mente (Meditação, Escuta o que você pensa, o que você fala e replica para as pessoas… Às vezes somos parte do problema e nem percebemos);
Há muito o que fazer aqui… Mas é um fazer totalmente diferente do que estamos acostumados.
É um fazer mais consciente, onde o coletivo é mais importante do que o individual. Onde estamos sendo desafiados a caminhar nossas palavras, e sim, somente Juntos seremos capazes de combater… Deixamos de tocar as pessoas superficialmente com um aperto de mãos para realmente nos preocupar com elas… Suas atitudes e etc… É uma ressignificação profunda porque o velho sistema já não atende essas novas necessidades.
Precisamos começar do começo:
1- Lavar as mãos sempre que possível com sabonete;
2- Higienizar todas as superfícies de contato frequentemente (maçanetas, corrimão, etc);
3- Não tocar a boca, olhos e nariz sem que as mãos estejam higienizadas;
4- Ao tossir cubra a boca com o braço e higienize as mãos;
5- Evitar aperto de mãos, e aglomerações de pessoas em lugares fechados, viagens, festas e etc;
6- Não compartilhar itens de uso pessoal como louças, pratos etc;
7- Usar máscara se você é profissional da saúde, cuidador de idosos, mãe amamentando e se você foi diagnosticado;
8- Use lenços de papel;
9- Providencie o essencial para permanecer em casa;
10- Tome Sol;
11- Deixe sua casa para tomar sol e ar puro;
12- Exercite seu corpo, pratique o Yoga que massageia os órgãos, renova o sangue, e aumenta a imunidade. E oYoga Dance que nutre a Alma… Cante, Medite, Reze, eleve sua vibração e ajude a tranquilizar aqueles que estão em pânico;
13- Nutra-se com alimentos que facilitem sua digestão, aumentando seu fogo digestivo. O Ayurveda indica os cozidos, fazer chá de gengibre com alfavaca, usar cúrcuma que são anti-inflamatórios naturais e evitar os lacticínios;
14- Tomar muita água e descansar.
Momento Único de aprendizados
Esse é um momento único, e os que estão passando por ele com consciência sairão mais fortes. É uma grande oportunidade para pararmos de mentir para nós mesmos, e de verdade, começar a alinhar o que sentimos e pensamos com nossas ações, e seus impactos no mundo…
Dessa forma o Corona é sim um grande mestre… Que derruba um sistema social, político, econômico insustentável para nos dar a oportunidade de ressignificar tudo, à começar pela forma como transformamos o medo que surge do vírus e permitir que a parte real dele nos dê força para nos cuidar e ir além.