Como é a prática de Yoga Dance? Neste post tentarei te explicar um pouco sobre como ela funciona… Mas já adianto que essa é só uma ideia, porque a única forma de saber como é, é Experimentando-a!
No Yoga Dance a música, além da consciência do Yoga e da Dança, é uma medicina muito importante, pois é ela que vai nos proporcionar a conexão entre o corpo, e o movimento espontâneo e inteligente da energia criativa que habita cada um de nós.
Por isso as músicas são escolhidas com o propósito de elevação da consciência, e de acordo com cada Chakra (centros energéticos). Durante a prática trabalhamos os 7 principais Chakras, e cada uma das músicas busca despertar a energia de cada um deles.
No primeiro chakra que está relacionado ao elemento terra, as qualidades de enraizamento, estabilidade, estrutura e etc, nós trabalhamos com músicas mais lentas, que preparem o corpo para a dança, e que criem no corpo o diálogo com essa energia, iniciando a prática de forma progressiva com movimentos simples.
No segundo Chakra a energia da água, fluidez, movimento, criatividade… As músicas começam a ganhar mais ritmo e instigar essas qualidades no corpo.
O terceiro chakra é o ápice rítmico da prática… Aqui trabalhamos a energia do fogo, ação, coragem, brilho, calor… E as músicas são aquelas que tem mais ritmo, e geram esse calor e essa potência no corpo.
Quando chegamos ao quarto chakra, o elemento ar, começamos a baixar o ritmo, trabalhando aspectos como amor, perdão, aceitação, relacionamento… As músicas começam a diminuir o ritmo, e a energia começa a ficar mais sutil.
No quinto Chakra trabalhamos o elemento éter ou espaço, comunicação, expressão, espaço de escuta… As músicas aqui despertam esse lugar no corpo, nos conduzindo às profundezas em nós mesmos. O silêncio aqui também pode ser uma opção.
No sexto chakra exploramos a energia da Intuição… Capacidade de enxergar além dos olhos físicos. As músicas aqui nos conduzem a estados meditativos.
No sétimo Chakra é a confiança para a Entrega total, e aqui a música nos leva para o não fazer absoluto, seguido de silêncio e entrega. É o momento mais importante da prática, em que o corpo tem o tempo de integrar e digerir tudo o que foi trabalhado durante a prática. Nos deitamos de costas no chão em Shavasana para morrer… Pois é através da morte que podemos renascer mais conscientes, presentes e verdadeiros com quem somos.
Se isso fez teu corpo pulsar experimente o Yoga Dance! Dá uma olhada no meu canal do Youtube, por lá compartilho vídeos gratuitos sobre Yoga e Yoga Dance, incluindo algumas práticas. E se tiveres alguma dúvida, deixa nos comentários. Namastê!