Cuidar da saúde mental é tão essencial quanto comer ou dormir, e isso também faz parte do pacote.
É simples, mas nossa mente costuma negligenciar o simples e buscar o complexo.
Saiba que, no simples nossa mente se harmoniza.
Saúde Mental é vital e sem ela não há saúde integral.
Uma vez eu estava confusa com questões relacionadas a menopausa e perguntei para o médico se o que eu sentia poderia ser sintoma de alguma complicação e ele disse: “cuida da tua mente, porque uma mente sã carrega um corpo doente, mas um corpo são, não consegue carregar uma mente doente”.
Meu ego uivou aqui dentro: “como assim? Que absurdo! Eu medito diariamente e sou professora de Yoga e blá blá…”.
Saí com essa entalada na garganta, mas meu ser mais profundo sabia que ele tinha razão e que muitos aspectos da minha saúde mental estavam sendo negligenciados.
Então eu comecei a olhar com mais presença para isso; minhas pausas, meu sadhana, sono, alimentação, trabalho, lazer, prazer, diversão, etc.
Obviamente não encontrei a fórmula do sucesso e nem quero te vender nada.
Ainda estou no processo.
Mas quero te contar o que tem funcionado para mim e que talvez funcione para ti.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é “um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e pode contribuir com sua comunidade.”
Para mim saúde mental ou (sanidade mental) consiste em cultivar uma rotina que me apoie a viver e lidar com tudo o que a vida trouxer de forma harmônica.
Isso inclui: condições psicológicas de executar meu trabalho, tempo de descanso, alimentação, sadhana (prática pessoal espiritual) diversão, etc.
Nossa saúde mental se esgota quando a negligenciamos por conta dos automatismos do dia a dia.
Então te convido a algumas reflexões:
1-Há quanto tempo, você não se alimenta de maneira consciente?
Comer consciente implica em estar totalmente presente com o ato de comer, prestando atenção ao sabor, a textura, quando já está satisfeito. Sem celulares, TV ou outras distrações.
2-Quando foi a última vez que você adormeceu com a mente tranquila?
Aquela noite que você pegou no sono sem pensar em trabalho ou em tudo o que não fez ou ainda terá que fazer no outro dia.
3-Seu banho é um momento prazeroso?
Banho prazeroso é aquele restaurador que te renova, não só a limpeza física mas também uma limpeza mental. Atualmente no seu banho a única sensação que existe é da temperatura da água caindo no seu corpo? Nada mais ocupa a sua cabeça? Apenas você e a água?
4-Aquele tempo contigo mesmo, existe?
Esse é o tempo a sós contigo mesmo. Onde você escuta o seu corpo, reconhece suas necessidades mais simples, desde preparar uma refeição até não fazer absolutamente nada.
5-Qual foi a última vez que você fez algo simplesmente porque ama?
Aquilo que você faz que não é para produzir algo ou para impressionar ninguém. Você faz simplesmente porque ama fazer isso.
Tire pelo menos um dos itens anteriores do automático e observe sua mente.
Para te ajudar a cultivar tua saúde mental trago a Semana SaudávelMente de 26 a 29/01.
Uma semana de lives lá no meu Instagram (@fernandacunhayoga) sobre o tema com convidadas incríveis: Raíssa Zoccal (@yogamudrabr), Mariana Mourão (@marimou), Karla Cavalheiro (@kalyogaterapia) e Sá Souza(@sasouzayoga).
Somente pessoas incríveis que trabalham com saúde mental há anos através do Yoga, Terapia, Thetahealing, Yoga Dance, Ayurveda, Xamanismo, Tantra e etc.
Não perca. Já anote aí na sua agenda!
Enquanto isso, me conta: qual dos itens lá de cima você precisa tirar do automático agora mesmo?