[:pb]
Nova série no YouTube: Ásanas – Posturas psicofísicas do Yoga
Olá queridos! Sim, mais uma série linda novinha tá chegando Aqui no Blog no Youtube!
Atendendo a pedidos, falarei sobre ásanas, ou seja, as posturas psicofísicas do Yoga. Muita gente pensa que Yoga é fazer essas posturas lindas e algumas muito malucas, mas a verdade é que elas são só a ponta do Iceberg dentro de uma prática milenar muito mais abrangente.
Ao longo de mais de uma década dedicada aos estudos, práticas e ao compartilhar do Yoga, minha vida e meu corpo mudaram muito. Isso porque o Yoga é uma prática Holística, ou seja envolve todos os aspectos do nosso Ser: físico, mental, emocional, energético e espiritual.
Você já olhou aquelas fotos de posturas de Yoga na revista e sente que nunca poderá praticar Yoga?
A maioria de nós se sente assim e isso é normal porque desconhecemos o que de fato é a prática de Yoga e acabamos definindo o conceito de uma prática tão vasta e completa apenas por uma foto de uma certa postura. Isso é como pegar uma frase fora do contexto e publicar apenas a frase sabe? Olhar para o Yoga apenas com base somente nos ásanas (posturas físicas) é subjulgar tudo o que a prática tem a oferecer. Ásanas são uma parte importante da prática mas não são a prática em si.
…
Neste sentido é muito importante entender que os ásanas não são um fim em si mesmo.
…
Quando as pessoas me perguntam se praticar Yoga é difícil eu digo que sim porque Yoga nos leva a fazer grandes questionamentos como: Quem sou EU? O que vim fazer aqui? Qual é o propósito maior de tudo isso? Dessa minha∕nossa existência? E por aí vai… uma pausa para respirar…
A prática nos convida a olhar com verdade para quem somos e onde estamos em nossa jornada. Não é nada fácil olhar com verdade para todos os aspectos de nós mesmos, perceber que a mudança que buscamos no mundo precisa começar dentro de nós, em nossos pensamentos, sentimentos, palavras e ações. Sim, Yoga é “difícil “ mas é “difícil” por conta desses questionamentos e não pelos ásanas em si. Pois para os ásanas temos muitas modificações. Mas esses questionamentos.. fazem parte da nossa busca essencial humana …
Yoga de uma forma resumida busca Unir a consciência do eu com a consciência do divino, e para isso há diversas ferramentas, uma delas e talvez a mais conhecida no ocidente são os ásanas que são as posturas físicas.
Neste sentido é muito importante entender que os ásanas não são um fim em si mesmo, ou seja, eles são apenas um aspecto dentro do Yoga, talvez o mais palpável, mas ainda sim uma pequena parte de tudo o que o Yoga oferece . Há muitas outras ferramentas que esta prática nos disponibiliza, principalmente no campo sutil, como os pranyamas (práticas respiratórias), meditação, mantras (repetição das palavras sagradas), yantras (símbolos sagrados), mudras (gestos sagrados) etc. Todos esses tem benefícios profundos porém não perceptíveis a olho nu. Embora possamos ver nos ásanas , a sua beleza, perceber o aumento de flexibilidade do corpo, a melhora da nossa postura com o tempo de prática. O que realmente buscamos é através deles a mudança na nossa postura interna, é o entendimento de e quem eu realmente Sou e a comunhão com o Todo.
Entendido isso, vamos reconhecer que os ásanas quando bem trabalhados são capazes de criar uma raiz dentro de nós.
No nível físico:
- Muda nossa fisiologia;
- Melhora o funcionamento dos nossos órgãos e tecidos;
- Maximiza o fluxo de prana (energia vital) através dos movimentos e da respiração que está sempre presente;
- Otimiza o fluxo sanguíneo e a tonificação de nossos órgãos internos que são desintoxicados.
No nível emocional:
- Traz para a consciência traumas e tensões emocionais que ficaram estagnadas em algum lugar do corpo físico;
- Promove clareza emocional para perceber quando as emoções estão agindo através de nós.
No nível mental:
- Devido ao fluxo de prana e a melhora do fluxo sanguíneo que os ásanas promovem ajudam a mente a se acalmar;
- Presença para o aqui e agora;
- Promovem a estabilidade mental ficamos mais aptos a auto-observação.
No nível Energético:
- Proporciona mais espaço no corpo físico para o prana fluir e chegar com qualidade em todos os cantos do nosso corpo como um todo;
- Maximiza: saúde, bem estar, vitalidade, entusiasmo, e uma visão mais positiva da vida.
No nível Espiritual:
- Toda essa conexão interna, fluxo de prana, estado de consciência no momento presente nos ajudam a nos conectar com nossa essência;
- Entrar em comunhão com o divino que está dentro de nós e não fora.
Uau! Tudo isso acontece em apenas 1 ásana?
Sim quando bem executado com um tempo de permanência, e com prática regular você já vai perceber esses benefícios em apenas 1 ásana.
Mas lembre-se: embora você perceba tantos benefícios físicos na execução dos ásanas, eles tem um propósito maior, e é esse propósito que deve nortear a sua execução. Como o próprio nome diz Ásana significa “postura” e como sendo postura vai criar uma raiz dentro de nós de mais abertura, flexibilidade… não só física mas em todos os âmbitos da vida, força para lidar com os desafios, paz interior para viver a vida com plenitude etc. Neste sentido você pode admirar a beleza dos ásanas da revista, sim. Mas saiba que o grande tesouro está por trás de tudo o que o ásana pode nos mostrar sobre nós mesmos e não apenas sua forma ou sua capacidade de trazer o pé atrás da cabeça, mas, a capacidade de manter sua “postura” de Yoga na vida.
Assim, estou lançando esta série em que passarei exercícios básicos para quem sempre teve vontade de entrar para o Yoga, viu as fotos na revista achou que não dava pra fazer, mas agora já sabe que tem como começar, sim! Vem comigo nesse vídeo e comece a yogar hoje 😉
Inscreva-se em meu canal a acompanhe esta série incrível! Yoga para todos, sim <3