Este texto tem o propósito de “simplificar” algo muito complexo e vasto que são os diferentes tipos de Yoga. Para entender onde estamos hoje, é preciso entender quais as primeiras formas de Yoga que surgiram.
De forma bem resumida, Yoga pode ser entendido como um método ou conjunto de práticas que levam ao estado de consciência, aquele em que estamos conectados com o momento presente e com quem realmente somos.
Quais são os diferentes tipos de Yoga?
Uma prática milenar que ganhou muitas variações e estilos novos com o decorrer dos anos…
O Yoga é milenar, nasceu na Índia mas no início não era praticado da forma como praticamos hoje…
Quando você ouve a palavra Yoga, o que vem a sua mente?
Infelizmente para muitos, o Yoga se resume à posturas de alongamento, e até contorcionismos com fotos lindas de pessoas magras, praticando posturas que são impossíveis para a maioria dos mortais. Mas isso nem sempre foi assim…
Nos primeiros textos em que o Yoga apareceu, ele não era ligado à posturas físicas. E quando as posturas físicas apareciam, eram bem simples, e a maioria eram sentadas, com o objetivo de sentar em meditação sem desconforto físico, e assim expandir sua consciência, e ter um estado de União em si mesmo e com o Todo.
Quais foram as primeiras formas de Yoga?
As primeiras formas de Yoga foram:
– Bhakti: O caminho do coração – é um processo de ReUnião com o Divino em forma de oferta de amor e devoção. Inclui práticas como: cerimônias de adoração, canto de mantras e toda a expressão artística do coração.
– Jnana Yoga: o caminho da mente, é um processo que nos lembra e reconhece nossa natureza divina através da discriminação, aplicação do conhecimento correto e o refinamento da mais profunda compreensão. Em Jnana Yoga, nós buscamos a sabedoria que está dentro de cada experiência. Nós nos permitimos confiar profundamente no poder da mente para revelar as maiores qualidades do coração.
– Karma Yoga: Um caminho incondicional de serviço à criação de Deus pela ação física e estilo correto de vida, em nome da alegria e do dharma que é o bem maior.
– Raja Yoga ou Yoga Real: Tem como fundamento que todo o processo de absorção da consciência Divina se dá pelo uso de uma meditação unidirecional como prática central.
– Hatha Yoga: É uma prática espiritual que leva à percepção da Unidade usando vários ásanas (posturas físicas) e pranayamas (exercícios respiratórios) como caminho. Em textos esotéricos da tradição do Yoga, a palavra “hatha” é compreendida como a união de “ha”, sol e “tha”, lua. Assim, Hatha Yoga recorre à união ou integração de opostos como masculino e feminino, mente e corpo, direito e esquerdo, matéria e espírito, etc.
Hatha literalmente significa “forçar”, assim Hatha Yoga é frequentemente descrita como a disciplina do desejo, ou o Yoga da força de vontade. Porém, Hatha Yoga não força o que é antinatural a alguém, mas sim propõe o uso do poder interno ou da força do amor, ação e conhecimento para criar uma vida de disciplina que contribua para vencer as dualidades e experimentar a Unidade.
– Kundalini Yoga: Kundalini é uma palavra que deriva do sânscrito e significa, “enrolada como uma cobra” ou “aquela que tem a forma de uma serpente”. É a energia do Universo ou chi ou Prana. A prática tem o mesmo caminho que o Hatha Yoga porém foi codificado por pessoas que viviam no mundo e não por retirantes. São usados os ásanas do Hatha Yoga porém com respirações em tempos diferentes e ritmos que estimulem o despertar da energia Kundalini para que possamos experienciar a União
Com o passar do tempo a humanidade aliou a sabedoria ancestral aos conhecimentos e estudos contemporâneos e nasceram vários estilos ou tipos de Yoga.
As vezes é até confuso de tantos que existem. Então, lembrem-se que estou resumindo algo muito vasto para te ajudar a entender e a escolher o estilo de Yoga que mais se adequa à sua busca e necessidades.
Já vi muita gente desistir do Yoga só porque pensou que não era flexível, ou magro, ou que precisa parar de pensar. Mas o fato é que tudo isso são mitos e existem muitos estilos de Yoga. Um com certeza vai em direção à sua busca.
Vou falar resumidamente sobre alguns dos principais, pois confesso que eu também não consigo acompanhar a grande variedade de estilos que temos hoje.
Quais os tipos/estilos de Yoga hoje ou contemporâneos?
A partir do Hatha Yoga e com Krishnamarchaya, iniciou-se o renascimento da prática de ásanas como parte do caminho do Yoga, como nós conhecemos hoje. Os estilos contemporâneos ganharam e ainda ganham inspiração. Todos eles vem do Hatha Yoga, mas cada um enfatiza alguma parte da prática.
– Iyengar: É baseado nos ensinamentos do guru B. K. S. Iyengar e leva o seu nome. Iyengar foi quem introduziu o uso de “props”(acessórios para a prática) para apoiar a prática, o que permite que qualquer pessoa em qualquer situação possa praticar Yoga. Os “props” são bloquinhos, mantas, cadeiras, cintos etc. Nessa prática o alinhamento do corpo, da respiração, da mente e do espírito em cada postura (āsana) é enfatisada. Há uma precisão no alinhamento e permanência das posturas por mais tempo, o que gera força, flexibilidade, equilíbrio, evita lesões maximizando os benefícios da prática que levam a estados de equilíbrio. É uma prática ideal para quem gosta de permanência nas posturas, para quem está iniciando no Yoga e quer ganhar consciência do corpo e também para qualquer limitação física.
– Ashtanga Vinyasa: Nesse estilo ao contrário do Iyengar, a ênfase está na sincronização entre a respiração (pranayma) e o movimento das posturas (ásanas), formando uma sequência. Esse estilo foi desenvolvido por K. Pattabhi Jois em Mysore na Índia.
Ao todo são 6 séries com sequências de ásanas, e devem ser praticados sempre na mesma ordem. Os ásanas são desafiadores e exigem dedicação do praticante que só deve partir para a série posterior após dominar a anterior o que pode levar anos de muita dedicação e disciplina.É muito importante manter a qualidade da respiração que é um pranayama específico chamado respiração Ujjayi mantendo a respiração contínua e profunda durante toda a prática.
Essa respiração mantém a mente focada, e facilita a prática das posturas ditando o ritmo da prática. Essa sincronização entre a respiração e os movimentos promovem benefícios físicos, mentais e espirituais. Você pode encontrar aulas de Ashtanga conduzida ou a forma tradicional que chama estilo Mysore (prática supervisionada), em que cada um faz a sua prática em seu próprio ritmo e limite, e o professor apenas supervisiona e ajusta quando necessário. É ideal para quem busca uma prática mais desafiadora, dinâmica e com a mesma sequência, de forma que você possa praticar em qualquer lugar.
– Vinyasa Flow: O Vinyasa Flow Yoga foi inspirado no Ashtanga, Vinyasa Yoga e no Iyengar Yoga. Do primeiro, o Vinyasa herdou o próprio nome e o dinamismo de praticar sequências de posturas ligadas pela respiração e, do segundo, os alinhamentos nas posturas. A prática como conhecemos hoje surgiu nos anos 70 nos Estados Unidos.
Vinyasa significa colocar de forma especial, então os ásanas são colocados em uma sequência de forma a chegar a cumprir o propósito da prática. Ela é composta por sequências fluidas de posturas, que exige integração entre respiração e movimento, e que são livres e criadas por cada professor.
Por isso as práticas podem variar muito de professor para professor. O termo flow é um termo em inglês que caracteriza a qualidade fluida dessa prática. É ideal para quem busca uma prática mais dinâmica e criativa que oferece muitas variações de sequências.
Leia também:
– O que é Hatha Yoga?
– O que é Vinyasa Flow Yoga?
– O Vinyasa e a natureza da vida
– Qual a diferença entre Vinyasa e Ashtanga?
Quer experimentar um pouquinho do Vinyasa Flow Yoga? Tenho aulas completas no meu canal do Youtube:
– Sivananda Yoga: Tem como base os ensinamentos de Swami Sivananda, Swami Vishnudevananda resumindo a filosofia do yoga em cinco princípios ou os Cinco Pontos do Yoga. Os cinco pontos são: Asanas, Pranayamas, Relaxamento adequado, dieta saudável, pensamento positivo, meditação. É um estilo tradicional, exato e fácil de aprender, que objetiva a união entre mente, corpo e espírito, através de um corpo e mente saudáveis, que despertem para um estado de consciência individual/universal e finalmente de evolução espiritual.
A prática contém 12 asanas básicos. É ideal para quem busca uma aula de ritmo lento, com bastante meditação e que tem sempre as mesmas 12 posturas na ordem específica.
– Yoga Restaurativa: É o estilo passivo de Yoga em que se busca a ativação do sistema nervoso parassimpático, que é o que promove o relaxamento e todos os benefícios que ele tem nas regulações das atividades do corpo e da mente, para restaurar e renovar todo o nosso sistema.
É uma prática que nutre e nos renova através do relaxamento físico, mental e emocional. Utiliza-se “props” que proporcionam o apoio necessário ao corpo, facilitando a permanência nas posturas e o relaxamento fisiológico. É ideal para quem busca um Yoga mais relaxante, suave e passivo. Ao contrário dos outros estilos aqui você apenas recebe o Yoga.
– Yoga Integrativa: Criada por Joseph Le Page em 1994, com base no Hatha Yoga, a Yoga Integrativa busca integrar todos os aspectos do Ser através de Posturas de Yoga, técnicas respiratórias, relaxamentos e meditações. O professor é como um guia e nas aulas leva em consideração as necessidades individuais de cada aluno. É ideal para quem busca uma forma mais suave e gradual de entrar na prática. As práticas são mais suaves no âmbito físico
– Yoga Terapia: É o estilo de Yoga que direciona as práticas simples de posturas, respiração, relaxamento e meditação do Yoga para a prevenção ou alívio de doenças. O objetivo é que a pessoa aprenda os movimentos adequados à sua condição e possa utilizar em benefício da sua saúde. As aulas são individuais ou em grupos pequenos para que cada um seja atendido de forma individualizada. É ideal para quem busca uma prática mais suave para a prevenção ou alivio de alguma condição física.
Espero que tenha ajudado. Deixe seus comentários, e visite o meu canal do Youtube onde disponibilizo aulas e conteúdos gratuitos de Yoga e Yoga Dance.
Me acompanhe em outros canais:
Facebook: https://www.facebook.com/FernandaCunh…
Instagram: https://www.instagram.com/fernandacun…