O que é Yoga Dance

Yoga – união, unificar, o estado de consciência unificada
Dança – movimento contínuo, forma sem forma, estar volúvel

Yoga Dance é uma prática de autoconhecimento que combina ferramentas do Yoga, da dança e de outras filosofias/artes para despertar o verdadeiro potencial de cada um, atingindo o equilíbrio do ser em todos os aspectos:

Físico • Mental • Emocional • Espiritual

Yoga é uma filosofia milenar que nos leva ao estado de União ou Integração com nós mesmos e com tudo a nossa volta. Na visão do Yoga, não há separação entre corpo, mente e espirito. Através de algumas ferramentas como pranayama (respiração), ásanas (posturas físicas), meditação e outras podemos experienciar presença e consciência de momento a momento. A prática do Yoga nos leva a trazer o olhar de fora para dentro de nós mesmos, nos conectando com o momento presente e descobrindo um pouco mais sobre a natureza ilimitada do nosso próprio Ser.

Assim, o Yoga conduz ao autoconhecimento nos tornando cada vez mais hábeis em lidar com a vida e viver um dia de cada vez com consciência, tranquilidade e equilíbrio. A prática não nos transforma em algo que não somos, mas sim revela nossa verdadeira natureza que muitas vezes fica escondida pelas confusões e distorções da mente.

A Dança é uma arte ancestral e de expressão da humanidade desde os seus primórdios. Quando dançamos, não estamos apenas fazendo algo físico, mas sim movendo toda a história e as emoções guardadas em nossas células. Estamos deixando todo esse conteúdo vir à superfície através dos movimentos do corpo.

O universo é movimento; é a dança que está em tudo, nos átomos que compõem o mundo material, no dia e na noite, nas estações do ano, nas células do nosso corpo e em suas transformações etc. Nós nascemos em movimento, nossas células se multiplicaram em sistemas construindo ossos, cérebro, sangue e compondo a coluna, os braços e todo o corpo. E quando finalmente aprendemos a nos equilibrar em dois pés, aprendemos que existe uma forma certa e errada de nos mover, aprendemos a nos encaixar nas regras, a esmagar nosso lado selvagem e a nos convencermos que nos sentimos bem assim. Nós paramos de ouvir nosso interior e nos afastamos dos sensos que nos sacodem e nos fazem sentir despertos e vivos. Nós esquecemos que cada vez que respiramos, inalamos parte do outro e exalamos parte de nós mesmos. Todos nós compartilhamos o mesmo pulso. Nós temos uma linha direta de comunicação com o ritmo que faz nosso coração bater. Parte de nós sempre soube como dançar. E o Yoga Dance vem para nos lembrar de resgatar a nossa própria dança.

Yoga Dance tem suas raízes na mitologia indiana em que a dança é sagrada. Quando um deus dança, tudo o que existe entra em um processo contínuo de transformação. Nessa tradição, todo ser humano é considerado divino em sua essência e a dança proporciona a possibilidade de acessar o potencial espiritual do corpo. Além da cultura indiana, o Yoga Dance tem influências do tantra, vedanta, xamanismo, danças culturais e movimento espontâneo, unindo assim toda a sabedoria ancestral à experiência contemporânea.

É então dessa forma que o Yoga e a Dança se entrelaçam dando origem ao Yoga Dance. O Yoga traz a consciência para a dança e também a consciência de União de mim comigo mesmo e de mim com o todo. Já a Dança oferece liberdade para o Yoga. Quando dançamos com essa consciência, de nos mover de momento a momento com presença, a Dança se torna uma forma dinâmica de Yoga, como uma meditação em movimento que nos cura, nos liberta e abre espaço para toda a energia criativa que quer se mover através de nós.

Como são as Aulas?

O Yoga e a Dança oferecem uma forma de explorar a autoconsciência. As aulas de Yoga Dance são dinâmicas e diversas, com momentos de introspecção, expressão, meditação em movimento, relaxamento e meditação; com o objetivo de descobrir qual é sua própria dança. A música tem um papel fundamental. Ela é a vibração que ressona em cada chakra (centros energéticos) despertando a dança como um processo que nasce de dentro para fora.

Durante a prática, são explorados os mais variados ritmos: músicas indianas, brasileiras, latinas, árabes, africanas, trance dentre outras. Através dos movimentos, expandimos e removemos zonas de conflito ou tensões que possam estar nos impedindo de experimentar alegria e liberdade em nossas vidas. Assim, o prana (energia vital) flui livremente pelo corpo e mente.

Exploramos os 7 Chakras principais, começando com os primeiros chakras em que as músicas são mais calmas, possibilitando uma maneira gradual e consciente de entrar na prática. Trabalhamos dentre outras energias o aterramento, a fundação e a consciência da materialidade no Muladhara (primeiro) chakra. Então exploramos a fluidez, leveza e sensualidade no Svadhisthana (segundo) chakra. Também a confiança, o poder e a transformação no Manipura (terceiro) chakra. Vivenciamos o amor incondicional e o perdão no Anahata (quarto) chakra e a expressão, comunicação, verdade no Vishuddha (quinto) chakra. Nos aprofundamos na intuição e na visão no Ajna (sexto) chakra e, finalmente, na auto entrega no Sahasrara (sétimo) chakra. Em cada chakra trabalhamos com movimentos e ritmos específicos para aquele centro, bem como com as características de seus elementos, as energias que o bloqueiam e as energias que naturalmente precisam fluir através dele.

Além das ferramentas do yoga, também são exploradas outras práticas como tai chi, capoeira, dança africana, danças culturais, dança espontânea entre muitas outras.

Yoga Dance não é uma performance e nem uma coreografia que exija perfeição. A dança começa de dentro para fora e a prática oferece ferramentas para que cada um encontre o seu movimento único, a sua dança interna. Dessa forma o corpo se transforma em uma simples expressão da alma, sem certo nem errado, bonito ou feio. Nós nos tornamos a dança e a dança se transforma em uma forma dinâmica de Yoga, estamos imersos no momento presente e em união com o divino que dança através dos nossos movimentos. Assim, o Yoga Dance promove o despertar para a nossa energia mais vibrante e nosso potencial criativo sem negar nenhum tipo de emoção ou experiência e integrando a sombra na luz e a dualidade na unidade.

mapa

Encontre um professor
perto de você.

CLIQUE AQUI

Benefícios

Através da prática você será capaz de:

  • Redefinir o seu olhar
  • Ampliar seus conceitos acerca do Yoga e da Dança
  • Viver o Yoga ao invés de apenas praticá-lo no tapetinho
  • Tomar posse do seu poder pessoal e brilho interno
  • Cultivar mais entusiasmo, de estar mais vivo, feliz e confiante em seu corpo
  • Ter um aumento na energia, na flexibilidade, no tônus muscular e na saúde cardiovascular
  • Relaxar e rejuvenescer
  • Experienciar imersão no momento presente
  • Explorar sua autenticidade, criatividade e essência.
  • Despertar para a alegria de viver que é o potencial inerente a todos nós.
  • Libertar-se de qualquer julgamento e permitir o dançar livre, no ritmo do coração e de dentro para fora.
  • Expandir o prana (energia vital) e explorar as infinitas possibilidades de cada momento e movimento
  • Atingir equilíbrio e conexão em todos os aspectos; físico, energético, emocional, mental.

Portanto, as aulas de Yoga Dance não são somente “aulas” e sim uma jornada de auto expressão, autolibertação e auto exploração onde temos a oportunidade de criar nossos próprios movimentos e nos deixar levar pelo fluir de cada momento, de forma natural, enquanto nos curamos e nos divertimos. Desta forma, a prática se transforma em uma meditação em movimento onde o corpo se torna uma expressão da alma.

Cursos de Formação

Os Cursos de Formação em Yoga Dance são uma oportunidade para quem deseja se aprofundar em sua jornada de autoconhecimento e compartilhar essa experiência com outras pessoas como professor de Yoga Dance.

SAIBA MAIS

yogadance-curso

Depoimentos

“As aulas de Yoga Dance tem sido uma grande parte do quão bem eu venho me sentindo atualmente. Eu aprecio muito quando Fernanda fala sobre encontrar a nossa alegria que é sempre uma parte de nós, ela apenas se esconde ou tira um cochilo e quando a despertamos ela fica muito feliz. Gosto de ver os rostos dos outros “dançarinos”. Eles são tão vivos e radiantes e são um reflexo de como eu estou me sentindo. Não importa se eles tem doze ou oitenta anos, a luz de sua alegria brilha radiantemente. As aulas de Fernanda são um verdadeiro presente que eu a agradeço por compartilhá-lo conosco.”
— Anita, Praticante de Yoga

“Fazer um depoimento sobre as aulas de Yoga Dance, é entrar em contato com um presente que recebi do universo.Atravez dessa pratica pude acessar um lugar sagrado dentro de mim. Conheci espaços até então inabitados.
Aprendi a respirar no desconforto para alcançar um estado de maior alinhamento e sintonia. Trouxe à tona sentimentos profundos de imensa gratidão e comunhão comigo mesmo.”
— Gisela Andrade, Praticante de Yoga

“Antes do yoga dance eu já praticava yoga mas não sentia tanta leveza que comecei a sentir depois do yoga dance. Eu ainda me surpreendo com o que acontece comigo durante e depois das aulas. Era normal eu chegar para uma aula tensa, preocupada com algum problema, me sentindo com energia baixa, e sair de lá sentindo muita alegria, cantando, rindo, me sentindo confiante com energia e disposição. Também era normal durante a própria aula chegar na solução de problemas e conflitos internos e externos que me incomodavam, chegava até a me emocionar quando isso acontecia. Se fosse para resumir em algumas palavras o que é o yoga dance pra mim, as palavras seriam alegria de viver, libertação, conexão, cura interior e autoconfiança. Sinto gratidão enorme à Fernanda por nos conduzir nesse movimento de dança. Ela é pura presença, com sua voz doce e palavras de luz. Namastê”
— Simony Odelli – Coach e praticante de yoga Simony Odelli

Assine nossa Newsletter e Receba Primeiro todas as Novidades!