“Yoga, uma antiga, mas perfeita ciência, lida com a evolução da humanidade. Esta evolução inclui todos os aspectos de nosso ser, de saúde corporal a autorealização. Yoga significa união – a união do corpo com a consciência e a consciência com a alma. Yoga cultiva as formas de manter uma atitude equilibrada no dia-a-dia e nos oferece habilidade no desempenho das nossas ações. ” – BKS Iyengar

Vinyasa Flow Yoga

Vinyasa – colocar de uma forma especial, evolução, onda, ciclo

Flow – fluxo, movimento contínuo e suave, fluidez

Yoga – união, unificar, o estado de consciência unificada

Vinyasa é um estilo de Yoga apaixonante. É uma jornada através do alinhamento da respiração com o movimento e também através de sequencias criativas de posturas que abrem espaço em nosso corpo/mente/espírito para entrar no fluxo da vida com mais alegria, leveza e plenitude. O Vinyasa é uma ferramenta que nos ajuda a enxergar nosso Sva dharma: propósito de vida. De forma geral, a prática é um sistema eficaz e criativo de progredir no caminho do yoga, que é o próprio caminho da vida.

Para que possamos abrir espaço para todo esse potencial que existe em nós, as sequencias de Vinyasa precisam ser pensadas com o objetivo específico. Nas aulas de Fernanda, a fluidez entre uma postura e outra é importante, mas os alinhamentos das posturas e a suas sequências são mais importantes do que o movimento em si.

A sua abordagem da prática de Vinyasa integra seus estudos sobre a linhagem de Krishnamacharya, tantra, ayurveda, vedanta, movimento espontâneo, hatha yoga, vinyasa flow, mitologia, mantra, meditação, conhecimento tradicional aliado à sabedoria contemporânea e o poder da prática para a transformação no nosso dia a dia. Suas aulas são inspiradoras e tem uma intenção clara. As sequências de posturas e movimentos são pensadas de acordo com a energia proposta pela aula para que promovam uma jornada de autodescoberta e integração no corpo/mente/espirito do praticante.

O que é Vinyasa Flow Yoga

O que é Vinyasa Flow Yoga:
Vinyasa Flow é um estilo de yoga que significa “colocar de uma forma especial”, em estágios (Kramas), ligando o movimento à respiração e criando a qualidade fluida da prática. Nessa prática, se passa de um ásana (postura) para o outro através do ritmo da respiração. O Vinyasa Flow tem suas raízes em outros dois estilos; Ashtanga Vinyasa Yoga e Iyengar. Resumidamente, o primeiro possui a qualidade de se mover com a respiração ritmada e o segundo enfatiza o alinhamento e permanência nas posturas. Desta forma, o Vinyasa é um estilo mais dinâmico e desafiador, que exige total dedicação, foco e concentração do praticante.

O objetivo do Vinyasa é purificar o corpo internamente, o que acontece através do aquecimento causado pelo alinhamento entre respiração, movimento e as posturas.

A respiração usada durante as práticas de Vinyasa é Ujjayi Pranyama que é feita pelas narinas e garganta contraindo levemente a glote. Essa contração da glote vai criar um som que ressona da respiração e parece o som do mar. Porém, somente quando o som vem da parte de trás da garganta é que ele será capaz de aumentar o espaço de movimentação do diafragma.

A respiração dita o ritmo do movimento e da prática. Ela é o guia para manter a atenção absolutamente presente de momento a momento. Com essa qualidade de se mover em estágios e com a respiração guiando, a prática ganha uma presença e qualidade meditativa. O “como se mover” é mais importante do que o movimento em si.


Para quem é Indicado
Vinyasa é indicado para aqueles que gostam de desafio e desejam uma prática mais fluida e com mais movimento. O desafio é manter essa fluidez da respiração e a mente presente em cada estágio das posturas, mesmo diante de movimentos mais complexos. Este é um ótimo exercício para a vida. Normalmente, quando a situação é desafiadora, a primeira coisa que perdemos é a conexão com a nossa respiração. Perdendo isso, perdemos a conexão com o nosso centro e então normalmente o resultado pode ser desastroso. Na prática de Vinyasa é igual, haverá posturas e movimentos mais desafiadores e o objetivo é manter a respiração fluida para poder ter o discernimento necessário e escolher a modificação mais apropriada da postura para o seu corpo naquele momento.

Como são as aulas
As aulas são criativas, livres e podem vir ou não acompanhadas de música. O fundamental é prestar atenção à respiração e aos movimentos do corpo, que devem ser sincronizados. Por ser uma prática de sequências livres, elas podem variar de aulas mais vigorosas, com posturas mais intensas, a aulas mais leves com sequências mais restaurativas, dependendo do nível dos alunos e do enfoque de cada professor.

Alguns benefícios
Essa prática irá desenvolver força e flexibilidade, além de melhorar a consciência corporal, o sistema respiratório, circulatório e linfático, a coordenação motora, o alinhamento postural, a concentração e o sono. Mas é como colocar as mãos no chão, como entrar e sair das posturas e como se mover entre elas é que vai tornar essa prática uma inspiração para abrir espaço de mais consciência ao se mover e se relacionar com a vida. Portanto, não pode ser qualquer sequência, e sim aquela que ilumina a consciência integrando todos os aspectos do Ser físico-mental-emocional-espiritual. Dessa forma é possível levar esses ensinamentos e consciência do tapetinho para o dia-a-dia.

Assine nossa Newsletter e Receba Primeiro todas as Novidades!